Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/714
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A dinâmica do consumo Zizek versus Baudrillard
metadata.dc.creator: Martignoni, Jean Felipe
metadata.dc.contributor.advisor1: Friderichs, Bibiana de Paula
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem o objetivo de: Estudar a dinâmica do consumo a partir das obras A Sociedade de Consumo (2011) de Jean Baudrillard e Violência (2009) de Slavoj iiiek confrontando os autores para descobrir seus pontos em consenso e divergência. Para isso propõe além de uma revisão bibliográfica, também um estudo comparado das reflexões de ambos os autores a partir das seguintes categorias de análise: os personagens da dinâmica do consumo, as relações entre consumo e cultura e as consequências deste processo de consumo. No primeiro capítulo há um panorama geral a cerca da história do consumo e dos estudos contemporâneos da dinâmica do consumo. No segundo capítulo ocorre a ligação dos estudos contemporâneos e a tese desenvolvida por Baudrillard no livro Sociedade de consumo (2011), para analisar como ele se situa no panorama geral. No terceiro capítulo, o mesmo acontece com iiiek e sua tese desenvolvida no livro Violência (2009). No quarto capítulo foram confrontadas as teses de ambos os autores em busca de pontos em concordância e discordância. Por fim, levando em consideração os elementos mapeados neste estudo, em relação ao problema de pesquisa ora apresentado, conclui-se que estas linhas teóricas, apesar de focarem em ciências diferentes (iiiek na psicanalise e Baudrillard na sociologia), as linhas teóricas são complementares. Explicitando que o foco dado em uma ciência, citado acima, não caracteriza que a outra não esteja presente em seus estudos.
Palabras clave : Publicidade
Marca de produtos
Marketing
Comportamento do consumidor
metadata.dc.language: por
Citación : MARTIGNONI, Jean Felipe. A dinâmica do consumo Zizek versus Baudrillard. 2014. 59 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/714
Fecha de publicación : 19-ago-2015
Aparece en las colecciones: FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2014Jean_Felipe_Martignoni.pdfMonografia Jean Felipe Martignoni3,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.