Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/752
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A Construção noticiosa do Jornal Nacional da Rede Globo: Uma análise de agendamento temático e valores-notícia
metadata.dc.creator: Born, Bárbara
metadata.dc.contributor.advisor1: Chaise, Maria Joana Chiodelli
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar o agendamento de notícias no Jornal Nacional da Rede Globo e seus valores-notícias. Desta forma, a pesquisa introduz sobre a hipótese do agendamento ou agenda-setting. Ainda, apresenta os conceitos de newsmaking, noticiabilidade e valores-notícia. As características da televisão, do telejornalismo, seus gêneros e formatos também baseiam este estudo. Realiza uma análise de conteúdo de uma semana construída do Jornal Nacional, totalizando seis edições, entre os meses de abril e maio de 2015, sendo uma análise quantitativa de uma semana quanto ao agendamento temático de notícias e uma análise qualitativa de duas edições a respeito dos valores-notícia. Podemos afirmar que as editorias mais agendadas foram Política, Internacional e Polícia. Segundo a análise, o principal formato apresentado pelas matérias é a reportagem, onde são encontrados, principalmente, os valores-notícia proximidade, impacto e governo.
Keywords: Jornalismo
Análise de conteúdo (Comunicação)
Televisão - Programas
metadata.dc.language: por
Citation: BORN, Bárbara. A Construção noticiosa do Jornal Nacional da Rede Globo: uma análise de agendamento temático e valores-notícia. 2015. 56 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/752
Issue Date: 25-Aug-2015
Appears in Collections:FAC - Curso de Jornalismo - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2015BarbaraBorn.pdfMonografia Bárbara Born243,77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.