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dc.creatorScorteganha, Amábile Cristina Novaes-
dc.date.accessioned2016-09-29T18:59:39Z-
dc.date.available2016-09-29T18:59:39Z-
dc.date.issued2016-12-10-
dc.identifier.citationSCORTEGANHA, Amábile Cristina Novaes. Livros didáticos de arte e o referencial curricular do Estado do Rio Grande do Sul. 2015. 44 f. Monografia (Licenciado em Artes Visuais). Curso de Artes Visuais. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/840-
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2016-09-29T18:59:39Z No. of bitstreams: 1 PF2015Amabile Cristina Novaes Scorteganha.pdf: 810162 bytes, checksum: 28e265335a89bb61778b7ba90daa8f54 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectAvaliação de currículospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleLivros didáticos de arte e o referencial curricular do Estado do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sbeghen, Mariane Loch-
dc.description.resumoEste estudo objetiva analisar os livros didáticos, de cunho nacional, Arte em interação (livro A) e Por T Oda Parte (livro B), para o componente curricular Arte, verificando os conteúdos pertinentes à área de Artes Visuais, em relação aos temas estruturantes para esta área, no Referencial Curricular do Rio Grande do Sul. Dessa forma, visa conferir o diálogo entre o ensino nacional e o estadual de Arte por docentes formados na área específica de Artes Visuais. Para isso, a análise dos livros didáticos desenvolveu-se pela pesquisa bibliográfica, em relação aos procedimentos técnicos, e descritiva, em relação aos objetivos (Gil, 2002). Com isso, os conteúdos das obras didáticas foram distribuídos nas categorias de análise: temas e linguagens artísticas, para posterior verificação dos conteúdos pertinentes aos temas estruturantes do Referencial Curricular do Rio Grande do Sul, para a área de Artes Visuais. Dessa forma, pode-se perceber que os livros analisados atendem, de modo geral, aos temas estruturantes de Artes Visuais preconizados pelo Referencial Curricular do Rio Grande do Sul, havendo um diálogo a nível nacional e estadual. No entanto, o livro B aborda em menor quantidade a história e as teorias das artes visuais, para períodos anteriores ao contemporâneo, em relação ao livro A que trabalha com a linearidade da história da arte, ressaltando conexões com a contemporaneidade. E em relação à leitura de imagem, esta e' significativamente mais explorada no livro A com diferentes abordagens estéticas de leitura, mas nenhum dos livros indica progressão de vocabulário para este tema em específico. Não obstante, cabe aos professores utilizarem os livros didáticos como ponto de partida para discussões e construção de conhecimento, respeitando o Projeto Pedagógico de seu componente na escola e o contexto dos alunos, não fazendo uso exclusivo do livro, em seu projeto de trabalho, como única ferramenta para o ensino da arte na escola.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes e Comunicação - FAC-
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Artes Visuais - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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