Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/840
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Livros didáticos de arte e o referencial curricular do Estado do Rio Grande do Sul
metadata.dc.creator: Scorteganha, Amábile Cristina Novaes
metadata.dc.contributor.advisor1: Sbeghen, Mariane Loch
metadata.dc.description.resumo: Este estudo objetiva analisar os livros didáticos, de cunho nacional, Arte em interação (livro A) e Por T Oda Parte (livro B), para o componente curricular Arte, verificando os conteúdos pertinentes à área de Artes Visuais, em relação aos temas estruturantes para esta área, no Referencial Curricular do Rio Grande do Sul. Dessa forma, visa conferir o diálogo entre o ensino nacional e o estadual de Arte por docentes formados na área específica de Artes Visuais. Para isso, a análise dos livros didáticos desenvolveu-se pela pesquisa bibliográfica, em relação aos procedimentos técnicos, e descritiva, em relação aos objetivos (Gil, 2002). Com isso, os conteúdos das obras didáticas foram distribuídos nas categorias de análise: temas e linguagens artísticas, para posterior verificação dos conteúdos pertinentes aos temas estruturantes do Referencial Curricular do Rio Grande do Sul, para a área de Artes Visuais. Dessa forma, pode-se perceber que os livros analisados atendem, de modo geral, aos temas estruturantes de Artes Visuais preconizados pelo Referencial Curricular do Rio Grande do Sul, havendo um diálogo a nível nacional e estadual. No entanto, o livro B aborda em menor quantidade a história e as teorias das artes visuais, para períodos anteriores ao contemporâneo, em relação ao livro A que trabalha com a linearidade da história da arte, ressaltando conexões com a contemporaneidade. E em relação à leitura de imagem, esta e' significativamente mais explorada no livro A com diferentes abordagens estéticas de leitura, mas nenhum dos livros indica progressão de vocabulário para este tema em específico. Não obstante, cabe aos professores utilizarem os livros didáticos como ponto de partida para discussões e construção de conhecimento, respeitando o Projeto Pedagógico de seu componente na escola e o contexto dos alunos, não fazendo uso exclusivo do livro, em seu projeto de trabalho, como única ferramenta para o ensino da arte na escola.
Palabras clave : Artes visuais
Livros didáticos
Avaliação de currículos
Ensino médio
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citación : SCORTEGANHA, Amábile Cristina Novaes. Livros didáticos de arte e o referencial curricular do Estado do Rio Grande do Sul. 2015. 44 f. Monografia (Licenciado em Artes Visuais). Curso de Artes Visuais. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/840
Fecha de publicación : 10-dic-2016
Aparece en las colecciones: FAC - Curso de Artes Visuais - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2015Amabile Cristina Novaes Scorteganha.pdfMonografia Amabile Cristina Novaes Scorteganha791,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.