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dc.creatorIser, Camila Adriele-
dc.date.accessioned2016-09-29T20:14:19Z-
dc.date.available2016-09-29T20:14:19Z-
dc.date.issued2016-09-29-
dc.identifier.citationISER, Camila Adriele. Ensino da arte: ateliê de arte na escola. 2015. 35 f. Monografia (Licenciado em Artes Visuais). Curso de Artes Visuais. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/841-
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2016-09-29T20:14:19Z No. of bitstreams: 1 PF2015Camila Adriele Iser.pdf: 409091 bytes, checksum: 3c78d6a422608311d900e1648453bb9d (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.titleEnsino da arte : ateliê de arte na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sbeghen, Mariane Loch-
dc.description.resumoEste estudo objetiva analisar a contribuição do espaço físico no ensino da arte, a partir da proposta de ateliê de arte na escola. Através de pesquisa bibliográfica procurou-se fundamentar a relevância de uma sala adaptada e adequada para o ensino/aprendizagem da arte na escola. Na busca de contextualizar a importância de um espaço adequado no ensino da arte, a pesquisa inicia com a investigação dos caminhos percorridos pelo ensino da arte na educação brasileira a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 5.692/71, que instituiu pela primeira vez o ensino obrigatório da arte nas escolas, avaliando a educação da arte no período que antecedeu a reestruturação da educação brasileira. É relatado sobre as mudanças ocorridas com a promulgação da Constituição de 1988 e da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/96, para o ensino da arte, relacionando com as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, abrangendo a Proposta Triangular no ensino da arte. Discorre sobre a importância do espaço físico no ensino da arte na escola, analisando o ateliê de arte do artista para compreender a natureza e a relevância do ateliê no processo de criação e do fazer artístico. Apontando a contribuição do ateliê de arte na escola para o desenvolvimento cultural e artístico dos educandos.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes e Comunicação - FAC-
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Artes Visuais - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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