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dc.creatorGiongo, Lucas Aírton-
dc.date.accessioned2017-08-03T18:24:23Z-
dc.date.available2017-08-03-
dc.date.available2017-08-03T18:24:23Z-
dc.date.issued2015-11-26-
dc.identifier.citationGIONGO, Lucas Aírton. Aproximando ou afastando pela palavra: uma análise da interação verbal em publicações das marcas Banco do Brasil, ESPM e Americanas no Facebook. 2015. 62 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/874-
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2017-08-03T18:24:23Z No. of bitstreams: 1 PF2015Lucas Airton Giongo.pdf: 849380 bytes, checksum: daa85e5327dcb150a086d28c3be5e83f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-03T18:24:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2015Lucas Airton Giongo.pdf: 849380 bytes, checksum: daa85e5327dcb150a086d28c3be5e83f (MD5) Previous issue date: 2015-11-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectPublicidade em rede socialpt_BR
dc.subjectTexto publicitáriopt_BR
dc.subjectInteração verbalpt_BR
dc.subjectEfeitos de sentidopt_BR
dc.titleAproximando ou afastando pela palavra: uma análise da interação verbal em publicações das marcas Banco do Brasil, ESPM e Americanas no Facebookpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Juliane-
dc.description.resumoEste estudo tem como tema o uso da interação verbal na publicidade online e se baseia em estudos vinculados a abordagens da semiótica discursiva, da publicidade e do marketing nas redes sociais. O objetivo geral foi analisar o uso das interações verbais nas publicações no Facebook. Teve-se como objetivos específicos: a) selecionar cinco publicações de três marcas na rede social Facebook; b) verificar quais foram as interações verbais utilizadas nas publicações; c) analisar as interações presentes nas peças publicitárias e classificá-las; d) verificar os efeitos de sentido possíveis para cada interação verbal e correlacionar com o posicionamento presumido de cada marca diante do seu consumidor. Para alcançar os objetivos do estudo tomou-se como base o modelo de análise da Semiótica Discursiva proposto por Barros (2003). O estudo se justifica pela relevância na área da publicidade e propaganda, em especial para a redação publicitária, pois possibilita o uso consciente das interações, visando ao alinhamento com o posicionamento desejado pelo anunciante. A amostra selecionada é não probabilística intencional e teve como critério de seleção a presença de interação verbal. As análises foram realizadas com base no modelo utilizado por Barros, de forma que se pudemos verificar a existência da interação verbal, sua classificação, relatando os possíveis efeitos de sentido provocados por cada categoria identificada. As análises demonstraram que os textos apresentados nas publicações feitas pelas Lojas Americanas posicionam a empresa em situação de destaque para autovalorização e para a modéstia. Para os textos utilizados pelo Banco do Brasil, percebeu-se que a marca posiciona-se de forma comprometida, com interesse voltado ao consumidor, para o que se aproxima desse. A ESPM se posiciona de forma que evidencia, enfaticamente, o comprometimento com seus públicos. Tal posicionamento, conforme publicações analisadas, ocorreu de diferentes formas, a saber: de igualdade, objetividade ou, ainda, de autovalorização. O estudo possibilitou a verificação e a análise das formas de interação verbal e a correlação com o posicionamento presumido das marcas selecionadas, comprovando que o uso de determinados tipos de interação reforçam ou deixam dúvida acerca da forma como empresas parecem se posicionar diante de seus consumidores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes e Comunicação - FACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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