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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Aproximando ou afastando pela palavra: uma análise da interação verbal em publicações das marcas Banco do Brasil, ESPM e Americanas no Facebook
metadata.dc.creator: Giongo, Lucas Aírton
metadata.dc.contributor.advisor1: Borges, Juliane
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como tema o uso da interação verbal na publicidade online e se baseia em estudos vinculados a abordagens da semiótica discursiva, da publicidade e do marketing nas redes sociais. O objetivo geral foi analisar o uso das interações verbais nas publicações no Facebook. Teve-se como objetivos específicos: a) selecionar cinco publicações de três marcas na rede social Facebook; b) verificar quais foram as interações verbais utilizadas nas publicações; c) analisar as interações presentes nas peças publicitárias e classificá-las; d) verificar os efeitos de sentido possíveis para cada interação verbal e correlacionar com o posicionamento presumido de cada marca diante do seu consumidor. Para alcançar os objetivos do estudo tomou-se como base o modelo de análise da Semiótica Discursiva proposto por Barros (2003). O estudo se justifica pela relevância na área da publicidade e propaganda, em especial para a redação publicitária, pois possibilita o uso consciente das interações, visando ao alinhamento com o posicionamento desejado pelo anunciante. A amostra selecionada é não probabilística intencional e teve como critério de seleção a presença de interação verbal. As análises foram realizadas com base no modelo utilizado por Barros, de forma que se pudemos verificar a existência da interação verbal, sua classificação, relatando os possíveis efeitos de sentido provocados por cada categoria identificada. As análises demonstraram que os textos apresentados nas publicações feitas pelas Lojas Americanas posicionam a empresa em situação de destaque para autovalorização e para a modéstia. Para os textos utilizados pelo Banco do Brasil, percebeu-se que a marca posiciona-se de forma comprometida, com interesse voltado ao consumidor, para o que se aproxima desse. A ESPM se posiciona de forma que evidencia, enfaticamente, o comprometimento com seus públicos. Tal posicionamento, conforme publicações analisadas, ocorreu de diferentes formas, a saber: de igualdade, objetividade ou, ainda, de autovalorização. O estudo possibilitou a verificação e a análise das formas de interação verbal e a correlação com o posicionamento presumido das marcas selecionadas, comprovando que o uso de determinados tipos de interação reforçam ou deixam dúvida acerca da forma como empresas parecem se posicionar diante de seus consumidores.
Palabras clave : Publicidade
Propaganda
Publicidade em rede social
Texto publicitário
Interação verbal
Efeitos de sentido
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citación : GIONGO, Lucas Aírton. Aproximando ou afastando pela palavra: uma análise da interação verbal em publicações das marcas Banco do Brasil, ESPM e Americanas no Facebook. 2015. 62 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/874
Fecha de publicación : 26-nov-2015
Aparece en las colecciones: FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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