Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/913
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sucessão em propriedades rurais familiares: um estudo multicaso
Autor(es): Hubner, Ana Paula
Primeiro Orientador: Grzybovski, Denize
Resumo: A sucessão em propriedades rurais familiares é assunto muito discutido no contexto da administração rural, em razão da migração de jovens do campo para o urbano, fenômeno social que enfraquece o rural e gera questionamentos a respeito da continuidade das atividades da família rural. O objetivo do presente estudo foi compreender como ocorre a gestão do processo de sucessão em propriedades rurais familiares entre os membros das famílias rurais Maldaner e Hubner, descrevendo estrutura, história, dinâmica das famílias e da propriedade, citando os elementos que configuram o processo sucessório, bem como identificar os sonhos e desejos dos herdeiros-sucessores e finalizando propondo um plano de ação para as famílias rurais. O referencial teórico utilizado foi dos estudos organizacionais no contexto rural, com ênfase na realidade das pequenas propriedades rurais familiares. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa aplicada e descritiva, desenvolvida pela estratégia estudo de caso múltiplo. Como objeto de análise foram selecionadas duas propriedades rurais familiares, ambas localizadas na comunidade Arroio Angico, no município de Tapera, no Rio Grande do Sul. Os sujeitos da pesquisa foram os membros das duas famílias proprietárias, os quais são representados por três gerações. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, orientadas por um roteiro de entrevista, e de pesquisa documental, cujos dados foram lançados em planilhas de dados. A abordagem dos dados foi qualitativa utilizando-se o método análise de conteúdo. Os resultados indicam que, na família Maldaner, o processo sucessório foi decorrência do envelhecimento dos patriarcas e a transferência da gestão para o membro da família que permaneceu com os pais, considerado por seus membros como uma “sucessão natural”. Isso significa dizer que não houve a preparação formal de um herdeiro para assumir as responsabilidades da gestão da propriedade em nome da família. Por ser considerada pela sociedade como “a ordem natural das coisas”, não ocorreram conflitos intrageracionais. Na família Hubner, o processo sucessório não está consolidado. No entanto, constatou-se que os membros da família estão sendo preparados para a ocorrência do referido fenômeno social.
Palavras-chave: Administração de empresas
Sucessão familiar
Administração rural
Processo sucessório
Família rural
Propriedade rural familiar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citação: HUBNER, Ana Paula. Sucessão em propriedades rurais familiares: um estudo multicaso. 2016. 73 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Ano.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/913
Data do documento: 22-Jun-2016
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2016Ana Paula Hubner.pdfMonografia Ana Paula Hubner1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.