Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1008
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O Conteúdo do Marketing Esportivo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Facebook
metadata.dc.creator: Rech, Geison
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Otavio José
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o conteúdo do marketing esportivo do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense no Facebook e as ações de marketing que procura promover. Assim, definiu-se como problema de pesquisa a seguinte questão: Qual o conteúdo do marketing esportivo na rede social Facebook do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense? Para responder ao problema, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e exploratória, a partir de estudo de caso. Buscou-se analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, as características do marketing e do marketing esportivo, bem como destacar as principais peculiaridades e a função das redes sociais no processo de comunicação e relacionamentos entre clubes e seguidores. A pesquisa empírica envolveu o estudo de caso sobre o Grêmio Foot-ball Porto Alegrense, sendo que a pesquisa será com base nas postagens feitas no Facebook durante uma semana, no período de 13 a 20 de abril de 2016. Os resultados apontaram que o conteúdo do marketing esportivo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Facebook está relacionado à promoção da imagem do clube, enfatizando aspectos relativos ao clube em si, jogos, competições, produtos, adesão como sócio e torcedores. O conteúdo das postagens apresenta linguagem simples e frases de impacto, buscando o fortalecimento da marca e da imagem do clube perante seus seguidores.
Palabras clave : Publicidade
Propaganda
Marketing esportivo
Redes sociais
Conteúdo
Comunicação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citación : RECH, Geison. O Conteúdo do Marketing Esportivo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Facebook. 2016. 70 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1008
Fecha de publicación : 7-dic-2016
Aparece en las colecciones: FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2016Geison Rech.pdfMonografia Geison Rech2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.