Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1093
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Planejamento estratégico: um estudo na empresa Miotto Alimentos
metadata.dc.creator: Miotto, Josué
metadata.dc.contributor.advisor1: Demarchi, Daniel Vinícius
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo consiste em elaborar um planejamento estratégico para a empresa Miotto Alimentos, da cidade de Anta Gorda – RS. Esta é uma empresa familiar, de pequeno porte, onde os sócios são pai e filho, sua atividade consiste no beneficiamento e empacotamento de feijão preto, milho para pipoca e sementes de girassol. A empresa não possui um planejamento estratégico, e sente dificuldade em ter uma visão mais clara do negócio e saber se os objetivos estão sendo alcançados. Sendo assim, o objetivo deste estudo é identificar os pontos fortes e os pontos fracos do ambiente interno, e conhecer as oportunidades e ameaças do ambiente externo. A fim de desenvolver um estudo mais aprofundado, realizou-se um pesquisa exploratória e descritiva, utilizando os métodos qualitativos. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com os cinco (5) melhores clientes da empresa, com dois (2) fornecedores, com os três (3) funcionários da empresa e com o gestor, o qual é o proprietário da empresa. Com os dados coletados e com a assistência da “Matriz SWOT”, chegou-se à conclusão de uma postura estratégica de manutenção. De acordo com as análises, identificou-se que a empresa possui inúmeros pontos fortes, tendo como principais o atendimento no geral, a qualidade dos produtos e o bom relacionamento com os clientes, estes devem ser mantidos e aperfeiçoados. Mas também, existem várias ameaças, como a falta de política agrícola do país, o grande índice de inadimplência e o clima, que podem prejudica-la, sendo aconselhável que a empresa analise-as e dedique a atenção necessária. As oportunidades identificadas, como a concessão de um pavilhão para ampliar o espaço físico da empresa e a possibilidade de comercializar os produtos que foram sugeridos nas respostas coletadas através desta pesquisa, devem ser aproveitadas pela empresa tendo em vista seu constante crescimento. A respeito dos pontos fracos, como falta de espaço físico para estocagem, baixa divulgação da marca, mix de produtos pequeno, entre outros, foi realizado um plano de ação que contribuirá pra corrigi-los e até elimina-los. Entre as ações propostas, destacam-se a mudança de endereço devido a concessão de um pavilhão com espaço maior, e em consequência desse fato, a possibilidade de instalação de mais e novas maquinas para aumentar significativamente a produção. Com isso, a empresa terá condições de iniciar um processo de planejamento completo e eficaz, para assim atingir os objetivos esperados.
Palabras clave : Administração de empresas
Planejamento estratégico
Planejamento
Empresa
Miotto
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citación : MIOTTO, Josué. Planejamento estratégico: um estudo na empresa Miotto Alimentos. 2016. 98 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1093
Fecha de publicación : 1-dic-2016
Aparece en las colecciones: FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SOL2016JOSUE MIOTTO.pdfMonografia Josué Miotto1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.