Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1113
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Humor na publicidade: O uso do riso para diferenciação das marcas
Autor(es): Dalegrave, Dinaia
Primeiro Orientador: Borges, Juliane
Resumo: Usado como ferramenta para persuadir e despertar a emoção das pessoas, o humor tem espaço nos roteiros dos filmes publicitários, pois através dele as marcas podem ampliar a ligação com o consumidor e permanecer em sua lembrança. Com base neste contexto, o presente trabalho buscou analisar o uso do humor como linha criativa em filmes publicitários das marcas Havaianas e Bom Negócio e identificar em qual categoria se encaixam. Para alcançar este objetivo, foi utilizado do método de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. A amostra selecionada para o estudo é não probabilística intencional, com abordagem qualitativa. Na revisão bibliográfica foram encontradas seis categorias de humor que são: sátira-zombaria, caricatura, condensação, uso múltiplo do mesmo material, duplo sentido e o sentido absurdo (nonsense), as quais foram utilizadas nas análises dos filmes publicitários. Quando analisado o seu uso na publicidade, as categorias de humor ajudaram a identificar aspectos relacionados à forma como cada marca se comunica e se posiciona nos filmes publicitários, a fim de cumprir seu papel de chamar a atenção do consumidor de forma positiva ou negativa, mas sempre promovendo algum tipo de efeito pelo uso desses tipos de humor. Observou-se nos filmes publicitários analisados que duas categorias tiveram mais destaque, sátira-zombaria sendo usada em cinco filmes publicitários e o sentido absurdo (nonsense), usado em três dos filmes selecionados. O uso de outras categorias como a caricatura e duplo sentido foi registrado em dois filmes publicitários e o uso múltiplo do mesmo material apenas uma vez. Com relação aos possíveis efeitos causados pelos tipos de humor nos filmes publicitários, verificou-se a possibilidade de acontecer à identificação dos telespectadores em relação ao comportamento dos personagens interpretados, incentivando a procura pelos produtos e serviços das marcas Havaianas e Bom Negócio. No entanto, o uso da ironia e do exagero na abordagem sobre determinados temas, por vezes polêmicos, pode gerar como efeito o incômodo, a antipatia e até a rejeição pela forma como são abordados e pela postura dos personagens no decorrer dos filmes publicitários das marcas apresentadas.
Palavras-chave: Publicidade
Propaganda
Humor
Filme publicitário
Marca
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: DALEGRAVE, Dinaia. Humor na publicidade: O uso do riso para diferenciação das marcas. 2015. 83 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1113
Data do documento: 19-Nov-2015
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2015Dinaia Dalegrave.pdfMonografia Dinaia Dalegrave23,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.