Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1114
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Streaming media: Twitch.tv e a percepção dos usuários em relação a plataforma
Autor(es): Serrano, Rafael Meneguzzi
Primeiro Orientador: Pereira, André da Silva
Resumo: O objetivo desse trabalho foi o de identificar a percepção dos usuários do Twitch.tv através da utilização da plataforma de streaming media Twitch.tv, que é um serviço de transmissão ao vivo de jogos eletrônicos. A mesma é descrita como uma ferramenta eficiente de divulgação e de transmissões ao vivo, como por exemplo, jogos eletrônicos. O estudo foi condicionado à uma pesquisa exploratória que envolveu uma revisão bibliográfica, uma análise do tipo estudo de caso e uma pesquisa qualitativa/quantitativa. A partir da defmição da plataforma de streaming Twitch.tv, verificou-se o seu funcionamento através de uma análise descritiva, de pesquisa histórica e seu conceito. A pesquisa empírica partiu de um questionário aplicado aos usuários da plataforma de streaming Twitch.tv, tendo a população da mesma como sendo os participantes da comunidade Twitch Brasil no Facebook (comunidade dedicada a usuários do Twitch.tv com mais de 20 mil usuários de nacionalidade brasileira). Concluiu-se, através do estudo sobre streaming media, que este meio está permitindo a veiculação ao vivo de divulgação de conteúdo como músicas, vídeos, filmes e, tornando-se um novo meio entretenimento e investimento econômico. A pesquisa empírica realizada com 386 participantes, possibilitou também afirmar que a plataforma de streaming Twitch.tv é considerada uma ferramenta eficiente de divulgação e de transmissão de jogos eletrônicos.
Palavras-chave: Publicidade
Propaganda
Streaming
Twitch.tv
Plataformas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: SERRANO, Rafael Meneguzzi. Streaming media: Twitch.tv e a percepção dos usuários em relação a plataforma. 2015. 89 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1114
Data do documento: 19-Nov-2017
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2015Rafael Meneguzzi Serrano.pdfMonografia Rafael Meneguzzi Serrano21,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.