Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1157
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Endomarketing: Um estudo na cooperativa de crédito de livre admissão de associados Sicredi Botucaraí
metadata.dc.creator: Haas, Luana Piovesani
metadata.dc.contributor.advisor1: Gardelin, João Paulo
metadata.dc.description.resumo: O trabalho realizado é uma pesquisa desenvolvida na Cooperativa de Crédito de Admissão Gratuita de Associados Sicredi Botucaraí, onde se obetivou-se diagnosticar como as ações de Endomarketing são utilizadas nas agências da Cooperativa. O Endomarketing é uma nova área da adminstração que se preocupa em direcionar suas entratégias para o o público interno das organizações afim de engazar, capacitar os colaboradores, usando de estratégias de marketing, para focar no público interno, unindo-se a área de gestão de pessoas. O presente trabalho é baseado em uma pesquisa qualitativa descritiva de coleta de dados de entrevistas com funcionários de quatro agências de cooperação. Para alcançar os objetivos da pesquisa, procurou-se identificar a percepção dos gestores e funcionários sobre as ações desenvolvidas no contexto do Endomarketing. Entre as principais conclusões, foi identificada a grande aceitação das ações perante os empregados,e também o orgulho de gestores e colaboardores por fazer parte da empresa, contudo a necessidade de melhorias em determinadas ações nas agências que podem ser cobertas por toda a cooperativa, como melhoria na estrututa de TI, melhoramento da realização de feedback, organização de treinamentos, melhoramento dos benefícios que são oferecidos aos colaboradores, planejamento em conjunto de objetivos, maior preparação de novos colaboradores. Constatou-se também que a quantidade de colaboradores não é um problema em relação a comunicação interna o que influência é o estilo de liderança, sendo que gestoras do sexo feminino possuem maior abertura de opinião como constado nas entrevistas.
Palabras clave : Administração de empresas
Endomarketing
Colaboradores
Ações
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citación : HAAS, Luana Piovesani. Endomarketing: Um estudo na cooperativa de crédito de livre admissão de associados Sicredi Botucaraí. 2017. 78 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1157
Fecha de publicación : 21-jun-2017
Aparece en las colecciones: FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SOL2017Luana Piovesani Haas.pdfMonografia Luana Piovesani Haas383,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.