Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1168
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Proposta de modelo de negócio ao setor de controle de qualidade de grãos: um estudo de caso em uma cooperativa agrícola
metadata.dc.creator: Garibotti, Tadeu
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferronato, Sibeli Paulon
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo objetivou através da ferramenta Business Model Canvas, criar um modelo de negócio e, a partir da matriz: eliminar - reduzir – elevar e criar do livro Estratégia do Oceano Azul, avaliar a percepção dos clientes internos das unidades armazenadoras em relação às atividades - chave no Setor de Controle de Qualidade de Grãos em uma Cooperativa Agrícola. De posse dessas informações coletadas, sugerir um novo modelo de negócio para o Setor. Para esse fim, levantou-se os dados primários, por meio de uma entrevista, aplicada a um grupo determinado de colaboradores, diretamente vinculados as atividades do Setor, e aplicados dois questionários sendo um caracterizado como qualitativo, com perguntas abertas e o segundo caracterizado quantitativo com perguntas fechadas que foram aplicados nos técnicos do controle de qualidade de grãos, coordenadores operacionais, gerentes de unidades e superintende de operações. Ainda houve a aplicação do questionário quantitativo que foi aplicado unicamente nos gerentes parceiros. Ao final conclui-se que as atividades - chave do setor, representam uma segurança na garantia da qualidade para a Cooperativa, e asseguram que todas as unidades armazenadoras da Cooperativa trabalhem com suporte de um setor de apoio focado na garantia de resultados percebidos pelo cliente interno, agregando o máximo de valor aos grãos recebidos. Outro aspecto importante foi a construção de uma proposta de modelo de negócio para o Setor de Controle de Qualidade de Grãos, utilizando as informações coletados na pesquisa, permitindo assim que este Setor promova mudanças no seu modelo de gestão, a partir da percepção do seu cliente interno, com a ampliação de suas atividades - chave e foco maior nas atividades – chave que obtiveram notas menores a fim de melhorar o suporte dessas atividades – chave e sua proposta de valor. Dessa forma foi sugerido que o nome Setor de Controle de Qualidade de Grãos passe para Setor de Armazenagem de Grãos por ser assim, mais adequado à importância e amplitude de valor que todas as atividades desenvolvidas pelo setor representam para a Cooperativa Agrícola estudada.
Palabras clave : Administração de empresas
Cooperativa
Clientes Internos
Modelo de negócio
Atividades chave
Setor de controle de qualidade de grãos
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citación : GARIBOTTI, Tadeu. Proposta de modelo de negócio ao setor de controle de qualidade de grãos: um estudo de caso em uma cooperativa agrícola. 2015. 68 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, RS, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1168
Fecha de publicación : 12-dic-2015
Aparece en las colecciones: FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAR2015Tadeu Garibotti.pdfMonografia Tadeu Garibotti1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.