Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1212
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A percepção dos usuários quanto à qualidade dos serviços de saúde pública no CAIS Vila Luíza no município de Passo Fundo/RS
metadata.dc.creator: Manfroi, Felipe Favreto
metadata.dc.contributor.advisor1: Cruz, Cassiana Maris Lima
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve por objetivo estudar a percepção dos usuários quanto à qualidade da prestação dos serviços de saúde pública no CAIS Vila Luiza no município de Passo Fundo/RS, fazendo uso das teorias sobre serviços definidas por autores da área, tais como Kotler (2000), Lovelock e Wright (2006), Parasuraman (1985), Cobra (2009), Gianesi e Correa (1996), entre outros. Foram identificadas as variáveis que influenciam a percepção dos usuários nas cinco dimensões de qualidade dos serviços, sendo elas aspectos tangíveis, empatia, presteza, confiabilidade e segurança (PARASURAMAN, et. al, 1985). Por meio de pesquisa qualitativa, buscou-se validar as variáveis identificadas no âmbito da prestação dos serviços de saúde pública; na sequência, as questões foram formuladas e adequadas à escala servqual, que buscou mensurar as expectativas e percepções dos pacientes do CAIS. Os resultados do estudo apresentaram que a qualidade percebida pelos pacientes está diretamente relacionada com a qualificação e dedicação dos médicos, enfermeiras e atendentes, bem como com a importância de atender a população com simpatia e presteza, respeitando as dificuldades dos pacientes. Todas as dimensões de qualidade evidenciaram resultados negativos, sendo a falta de sensibilização com os problemas dos pacientes, a baixa confiabilidade passada pelo CAIS e o sentimento de que os pacientes não recebem atenção individualizada os itens em que há maior disparidade entre a percepção e as expectativas dos usuários. A partir dos resultados, foram sugeridas ações para os gestores de saúde pública municipal trabalharem na qualificação dos serviços prestados em cada uma das dimensões, relacionadas com os 8 P’s do marketing de serviços.
Keywords: Administração de empresas
Marketing
Qualidade percebida
Saúde pública
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citation: MANFROI, Felipe Favreto. A percepção dos usuários quanto à qualidade dos serviços de saúde pública no CAIS Vila Luíza no município de Passo Fundo/RS. 2015. 62 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1212
Issue Date: 1-Dec-2015
Appears in Collections:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2015Felipe Favreto Manfroi.pdfMonografia Felipe Favreto Manfroi215,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.