Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1223
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da qualidade de vida no trabalho em um frigorífico: um estudo em uma unidade frigorífica de Passo Fundo/RS
Autor(es): Santini, Apoliana
Primeiro Orientador: Tatim, Denise Carvalho
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar e avaliar a percepção da qualidade de vida no trabalho em uma unidade frigorífica localizada em Passo Fundo/RS, pretendendo assim conhecer-se a realidade sobre o nível de satisfação e insatisfação ou de indiferença dos funcionários dessa unidade frigorífica relativamente aos principais critérios e fatores que determinam a qualidade de vida no trabalho que atualmente se vive nela. O objetivo principal é identificar qual a percepção da qualidade de vida no trabalho que se vive nessa unidade e avaliar o nível de satisfação dos funcionários pela aplicação de um modelo de avaliação da qualidade de vida no trabalho, o modelo de Richard Walton. As informações foram obtidas por meio da realização de pesquisa bibliográfica e os dados coletados junto aos funcionários através do preenchimento de um questionário com perguntas estruturadas e fechadas. De acordo com o modelo os critérios considerados e posteriormente analisados: compensação justa e adequada, condições de trabalho, uso e desenvolvimento das capacidades, oportunidade de crescimento e segurança, integração social na organização, constitucionalismo, trabalho e o espaço total de vida, relevância social do trabalho na vida e Bem Estar Subjetivo identificaram como satisfatória a percepção da qualidade de vida no trabalho que se vive na unidade, pois o resultado final apurado é o de uma média geral ponderada superior a 4. O critério com o melhor desempenho foi o Bem Estar Subjetivo com uma média de 4,85 e por isso dentro do patamar de satisfação, enquanto que o critério com o pior desempenho foi a Compensação justa e adequada com 3,35, ficando assim enquadrado no nível da indiferença. Entre os fatores com o melhor desempenho temos as informações de segurança disponibilizadas, o gostar de fazer planos para o futuro e a confiança que a liderança deposita no trabalho executado, enquanto que com o pior desempenho se encontram fatores como a insalubridade e a baixa autoestima. Os resultados apresentados levam a conclusão de que se a empresa deseja melhorar a qualidade de vida no trabalho e com isso criar condições adicionais para aumentar a sua produtividade e rentabilidade precisa ter grande atenção aos fatores com resultados abaixo da média geral ponderada bem como a todos os outros cuja média seja inferior ao valor mínimo do nível de satisfação, ou seja, que tenham valores inferiores a 4 (quatro), pois todos eles implicam na motivação e satisfação do funcionários, no desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional com os devidos reflexos e impactos na produtividade, rentabilidade da empresa e consequentemente na qualidade de vida no trabalho.
Palavras-chave: Administração de empresas
Qualidade de vida no trabalho
Bem estar subjetivo
Motivação
Satisfação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citação: SANTINI, Apoliana. Análise da qualidade de vida no trabalho em um frigorífico: um estudo em uma unidade frigorífica de Passo Fundo/RS. 2015. 99 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1223
Data do documento: 9-Dez-2015
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2015Apoliana Santini.pdfMonografia Apoliana Santini717,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.