Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1276
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência do storytelling da marca na avaliação de um produto: um estudo experimental inspirado no caso Gelato Diletto
Autor(es): Bampi, Ilana Elís
Primeiro Orientador: Gusatti, Ciro Eduardo
Resumo: Contar histórias é a mais antiga das artes. Na publicidade, essa técnica vem sendo explorada através do storytelling como forma de chamar a atenção e envolver o consumidor. No entanto, em alguns casos as narrativas são construídas a partir de elementos ilusórios e fictícios. Este estudo tem como objetivo identificar se uma história enganosa tem influência na percepção de um produto pelos consumidores. Partiu-se inicialmente de um levantamento teórico seguido de pesquisa experimental. Utilizou-se como referência de análise o caso da marca Gelato Diletto e sobre isso foram desenvolvidos dois anúncios de uma marca fictícia, um deles composto por uma narrativa verdadeira, criado a partir da história real da Diletto e outro por uma narrativa enganosa, inspirado no caso polêmico da marca. Dados da amostra de 120 respondentes (2 grupos distintos de 60 indivíduos) foram analisados através de estatística descritiva e análise de variância (ANOVA) buscando medir a influência de uma história enganosa em relação às variáveis atitude sobre a publicidade, avaliação do produto e confiança. Os resultados indicaram que não se configurou uma diferença significativa entre as médias dos grupos aos quais foi apresentada a história verdadeira e a história enganosa, não sendo possível afirmar, portanto, que a história enganosa interferiu com significância nas variáveis mensuradas.
Palavras-chave: Publicidade
Propaganda
Storytelling
Publicidade enganosa
Marca Gelato Diletto
Comportamento do consumidor
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: BAMPI, Ilana Elís. A influência do storytelling da marca na avaliação de um produto: um estudo experimental inspirado no caso Gelato Diletto. 2017. 68 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1276
Data do documento: 7-Dez-2017
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2017Ilana Elis Bampi.pdfMonografia Ilana Elís Bampi1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.