Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1315
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O comportamento de compra e os valores materiais: evidências para a inter-relação entre os aspectos psicológicos e sociológicos do consumo
metadata.dc.creator: Alberti, Jaíne Carolina Morandi
metadata.dc.contributor.advisor1: Moretto, Cleide Fátima
metadata.dc.description.resumo: O consumo exagerado e, por vezes, sem necessidade passou a ser conceituado como consumismo e costuma estar associado aos valores materiais mantidos pelos indivíduos na sociedade atual. No contexto do processo de tomada de decisão do consumidor, interseccionamse o comportamento individual, de modo subjetivo, e as influências do meio em que vive. O objetivo do presente trabalho é identificar as características socioeconômicas e psicológicas do comportamento de consumo, evidenciando percepções ligadas aos valores materiais e possíveis atitudes compulsivas. Tem como referencial teórico a aproximação entre a economia psicológica e a sociologia do consumo. O estudo aplicado, em nível descritivo e com abordagem quantitativa, baseia-se em uma amostragem probabilística, com erro de 5%, em nível de país, tendo como instrumento de pesquisa um questionário on line, construído a partir de variáveis sociodemográficas e de questões integrantes de duas escalas validadas para o português, a Escala de Valores Morais e a Compulsive Buying Scale. Participaram do estudo de 413 brasileiros, oriundos de vinte estados diferentes, tendo como perfil 64,5% do gênero feminino, 49,6% com idade até 27 anos, com altos níveis de escolarização e de renda. Os resultados indicam que os participantes atribuem importância menor aos valores materiais e apresentam comportamentos de compra mais contidos, antes que compulsivo. Em termos de gênero houve uma tendência de valorização material ligeiramente superior, assim como em termos de maior propensão a comprar. Nas variáveis idade, escolarização e renda as diferenças foram pouco significativas.
Palabras clave : Economia
Comportamento do consumidor
Consumismo
Valores materiais
Economia psicológica
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citación : ALBERTI, Jaíne Carolina Morandi. O comportamento de compra e os valores materiais: evidências para a inter-relação entre os aspectos psicológicos e sociológicos do consumo. 2017. 69 f. Monografia (Bacharel em Ciências Econômicas). Curso de Ciências Econômicas. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1315
Fecha de publicación : 13-dic-2017
Aparece en las colecciones: FEAC - Curso de Economia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2017Jaine Carolina Morandi Alberti.pdfMonografia de Jaíne Carolina Morandi Alberti1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.