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dc.creatorAlberti, Jaíne Carolina Morandi-
dc.date.accessioned2018-03-25T17:56:12Z-
dc.date.available2018-03-27-
dc.date.available2018-03-25T17:56:12Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.citationALBERTI, Jaíne Carolina Morandi. O comportamento de compra e os valores materiais: evidências para a inter-relação entre os aspectos psicológicos e sociológicos do consumo. 2017. 69 f. Monografia (Bacharel em Ciências Econômicas). Curso de Ciências Econômicas. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1315-
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2018-03-25T17:56:11Z No. of bitstreams: 1 PF2017Jaine Carolina Morandi Alberti.pdf: 1321189 bytes, checksum: 0ed6fc6d531f0ab398796e5bcd0bd7de (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumismopt_BR
dc.subjectValores materiaispt_BR
dc.subjectEconomia psicológicapt_BR
dc.titleO comportamento de compra e os valores materiais: evidências para a inter-relação entre os aspectos psicológicos e sociológicos do consumopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Moretto, Cleide Fátima-
dc.description.resumoO consumo exagerado e, por vezes, sem necessidade passou a ser conceituado como consumismo e costuma estar associado aos valores materiais mantidos pelos indivíduos na sociedade atual. No contexto do processo de tomada de decisão do consumidor, interseccionamse o comportamento individual, de modo subjetivo, e as influências do meio em que vive. O objetivo do presente trabalho é identificar as características socioeconômicas e psicológicas do comportamento de consumo, evidenciando percepções ligadas aos valores materiais e possíveis atitudes compulsivas. Tem como referencial teórico a aproximação entre a economia psicológica e a sociologia do consumo. O estudo aplicado, em nível descritivo e com abordagem quantitativa, baseia-se em uma amostragem probabilística, com erro de 5%, em nível de país, tendo como instrumento de pesquisa um questionário on line, construído a partir de variáveis sociodemográficas e de questões integrantes de duas escalas validadas para o português, a Escala de Valores Morais e a Compulsive Buying Scale. Participaram do estudo de 413 brasileiros, oriundos de vinte estados diferentes, tendo como perfil 64,5% do gênero feminino, 49,6% com idade até 27 anos, com altos níveis de escolarização e de renda. Os resultados indicam que os participantes atribuem importância menor aos valores materiais e apresentam comportamentos de compra mais contidos, antes que compulsivo. Em termos de gênero houve uma tendência de valorização material ligeiramente superior, assim como em termos de maior propensão a comprar. Nas variáveis idade, escolarização e renda as diferenças foram pouco significativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Economia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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