Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1315
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O comportamento de compra e os valores materiais: evidências para a inter-relação entre os aspectos psicológicos e sociológicos do consumo
Autor(es): Alberti, Jaíne Carolina Morandi
Primeiro Orientador: Moretto, Cleide Fátima
Resumo: O consumo exagerado e, por vezes, sem necessidade passou a ser conceituado como consumismo e costuma estar associado aos valores materiais mantidos pelos indivíduos na sociedade atual. No contexto do processo de tomada de decisão do consumidor, interseccionamse o comportamento individual, de modo subjetivo, e as influências do meio em que vive. O objetivo do presente trabalho é identificar as características socioeconômicas e psicológicas do comportamento de consumo, evidenciando percepções ligadas aos valores materiais e possíveis atitudes compulsivas. Tem como referencial teórico a aproximação entre a economia psicológica e a sociologia do consumo. O estudo aplicado, em nível descritivo e com abordagem quantitativa, baseia-se em uma amostragem probabilística, com erro de 5%, em nível de país, tendo como instrumento de pesquisa um questionário on line, construído a partir de variáveis sociodemográficas e de questões integrantes de duas escalas validadas para o português, a Escala de Valores Morais e a Compulsive Buying Scale. Participaram do estudo de 413 brasileiros, oriundos de vinte estados diferentes, tendo como perfil 64,5% do gênero feminino, 49,6% com idade até 27 anos, com altos níveis de escolarização e de renda. Os resultados indicam que os participantes atribuem importância menor aos valores materiais e apresentam comportamentos de compra mais contidos, antes que compulsivo. Em termos de gênero houve uma tendência de valorização material ligeiramente superior, assim como em termos de maior propensão a comprar. Nas variáveis idade, escolarização e renda as diferenças foram pouco significativas.
Palavras-chave: Economia
Comportamento do consumidor
Consumismo
Valores materiais
Economia psicológica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citação: ALBERTI, Jaíne Carolina Morandi. O comportamento de compra e os valores materiais: evidências para a inter-relação entre os aspectos psicológicos e sociológicos do consumo. 2017. 69 f. Monografia (Bacharel em Ciências Econômicas). Curso de Ciências Econômicas. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1315
Data do documento: 13-Dez-2017
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Economia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2017Jaine Carolina Morandi Alberti.pdfMonografia de Jaíne Carolina Morandi Alberti1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.