Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1344
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A influência do clima organizacional na satisfação e retenção de talentos em uma concessionária de implementos agrícolas
metadata.dc.creator: Folchini, Kely Vanusa Eger
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Jocelina dos Santos de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como tema a Influência do clima organizacional na satisfação e retenção de talentos em uma Concessionária de Implementos Agrícolas, e suas implicações no nível de satisfação de seus colaboradores. Já os objetivos específicos foram identificar os principais fatores que a equipe valoriza no clima organizacional da empresa, proporcionando-lhes satisfação no trabalho, identificar quais os fatores que foram determinantes para não assegurar a permanência de talentos na organização e apresentar um plano de melhorias para que a empresa possa reter talentos profissionais. O clima organizacional representa a percepção que os trabalhadores têm sobre as diversas ações da organização. A obtenção dos dados ocorreu mediante aplicação de questionário e pesquisa documental. Foram analisados na primeira pesquisa os fatores: Apoio da chefia e da organização, recompensa, conforto físico, controle/pressão e coesão entre colegas. Na segunda pesquisa, foram analisados os fatores determinantes na retenção de talentos. Os resultados apontam a predominância na satisfação dos trabalhadores com o clima organizacional da empresa. Dos cinco fatores avaliados, quatro tiveram avaliação positiva, com exceção, o fator controle/pressão, o qual também aparece como um dos fatores determinantes para a não permanência de talentos na empresa. Alguns fatores que contribuíram para o resultado positivo dos outros quatro quesitos na pesquisa de clima foram o respeito que o chefe possui pelos funcionários, a satisfação na realização de suas tarefas, o ambiente físico de trabalho e a integração e relação de amizade existente entre os colegas. Como aspecto negativo, destaca-se o controle exagerado que a empresa exerce sobre processos e sobre os funcionários. Conclui-se que a empresa possui um clima organizacional agradável, tornando-se um lugar bom para trabalhar, todavia, precisam ser definidas e colocadas em prática ações coletivas para que seja possível tornar esse clima ainda mais agradável, para assim motivar, valorizar e reter seus talentos.
Keywords: Administração
Clima organizacional
Retenção de talentos
Satisfação de pessoas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citation: FOLCHINI, Kely Vanusa Eger. A influência do clima organizacional na satisfação e retenção de talentos em uma concessionária de implementos agrícolas. 2017. 73 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, RS, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1344
Issue Date: 30-Nov-2017
Appears in Collections:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAR2017Kely Vanusa Eger Folchini.pdfMonografia Kely Vanusa Eger Folchini509,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.