Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1354
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Grau de motivação e satisfação dos colaboradores e a sua relação com a satisfação dos clientes de uma empresa varejista da construção civil
metadata.dc.creator: Riboldi, Vagner Martini
metadata.dc.contributor.advisor1: Beck, Nelson Germano
metadata.dc.description.resumo: Diante das grandes mudanças no cenário econômico mundial e perante a competitividade a qual as empresas estão vulneráveis, a busca pelo aperfeiçoamento e conhecimento e pela motivação e satisfação dos funcionários juntamente com a satisfação dos clientes, tornou-se um fator determinante para o sucesso da organização. Com isso, surgiu a oportunidade de se fazer uma pesquisa que pudesse medir o grau de satisfação e motivação dos funcionários e a sua possível relação com a satisfação dos clientes da empresa Marcos da Conceição Almeida (Casa & Construção), quanto aos seus fatores relacionados à parte interna da empresa, voltada aos funcionários, e a parte externa, voltada aos clientes. Este trabalho foi desenvolvido através de estudos relacionados à gestão de pessoas e marketing. Com relação a metodologia utilizada, foi realizada a primeira etapa da pesquisa com os funcionários, onde foram disponibilizados no primeiro momento questões quantitativas descritivas e no segundo momento qualitativa exploratória, com questionários abertos e fechados aplicadas a 16 colaboradores, com o objetivo de detectar os principais fatores e mensurar qual o grau de satisfação e motivação dos mesmos, após levantados todos os dados, os mesmos foram tabulados com métodos estatísticos e representados em forma de gráficos e tabelas, revelando em percentuais que grande parte dos funcionários da empresa encontra-se satisfeitos. A segunda etapa da pesquisa foi realizada com os clientes, onde foram disponibilizadas questões quantitativas descritivas no primeiro momento e em seguida questões abertas de múltiplas escolhas. Foram entrevistados 90 clientes com o objetivo de mensurar o grau de satisfação dos mesmos, nessa etapa os dados levantados foram tabulados com métodos estatísticos e representados em forma de gráficos. Com o presente estudo podemos perceber que em todas as variáveis, foi encontrado um índice de satisfação considerável dos clientes em relação aos produtos e serviços prestados pela empresa, enquanto a porcentagem de clientes insatisfeitos é bem baixa, percebendo que a empresa, através da sua forma de trabalho, está conseguindo satisfazer seus clientes em geral, entretanto devem-se aproveitar os resultados do presente estudo para aprimorar cada vez mais a qualidade nos produtos e serviços, fazendo com que cada vez mais os índices de insatisfação sejam menores.
Keywords: Administração de empresas
Motivação
Satisfação
Clientes
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citation: RIBOLDI, Vagner Martini. Grau de motivação e satisfação dos colaboradores e a sua relação com a satisfação dos clientes de uma empresa varejista da construção civil. 2017. 111 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi, RS, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1354
Issue Date: 12-Dec-2017
Appears in Collections:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAR2017Vagner Martini Riboldi.pdfMonografia Vagner Martini Riboldi1,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.