Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1369
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Qualidade dos serviços: o caso da Unidade Básica de Saúde de Constantina-RS
Autor(es): Orio, Taíse Maria
Primeiro Orientador: Bortolon, Clodovi
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar a qualidade dos serviços prestados na Unidade Básica de Saúde do município de Constantina-RS e, sua relação com o nível de satisfação dos seus usuários. O estudo se caracteriza como pesquisa exploratória, na primeira etapa e descritiva na segunda. Para a análise de dados foram utilizados os dois métodos: qualitativo e quantitativo. O procedimento técnico aplicado foi um estudo de caso. Na parte qualitativa foram feitas dez entrevistas em profundidade com a finalidade de levantar atributos relacionados à prestação dos serviços de saúde pública; na sequência, na etapa quantitativa, foram aplicados questionários aos 85 usuários da amostra, com o intuito de mensurar a qualidade dos serviços prestados. O usuário pode manifestar a sua satisfação através de uma escala com vários graus de intensidade em cada questão. Os resultados do estudo apresentaram que a qualidade dos serviços prestados pela UBS está diretamente relacionada com a satisfação de seus usuários. Os dados demonstraram uma notável disparidade entre todas as respostas. Muitos estão satisfeitos, já para outros há falta de sensibilização pelos profissionais e baixa confiabilidade da UBS. A partir do resultado foram sugeridas ações para os gestores municipais de saúde trabalharem ativamente na qualificação dos serviços de saúde prestados os e atentarem ao máximo para não envolver questões políticas, buscando fazer da saúde pública do município um exemplo de igualdade, respeito e satisfação de todos os que utilizarem os serviços.
Palavras-chave: Administração de empresas
Qualidade dos serviços
Satisfação
Unidade Básica de Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citação: ORIO, Taíse Maria. Qualidade dos serviços: o caso da Unidade Básica de Saúde de Constantina-RS. 2017. 95 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi, RS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1369
Data do documento: 28-Nov-2017
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAR2017Taise Maria Orio.pdfMonografia Taíse Maria Orio875,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.