Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1372
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bittencourt, Alessandra Falcão | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-19T04:03:01Z | - |
dc.date.available | 2018-04-20 | - |
dc.date.available | 2018-04-19T04:03:01Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-05 | - |
dc.identifier.citation | BITTENCOURT, Alessandra Falcão. Aprendizagem cooperativa e o ensino de língua inglesa. 2017. 64 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1372 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-04-19T04:03:01Z No. of bitstreams: 1 PF2017Alessandra Falcão Bittencourt.pdf: 527036 bytes, checksum: 565739fcc1d28f20a9c696b676d681bd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-04-19T04:03:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2017Alessandra Falcão Bittencourt.pdf: 527036 bytes, checksum: 565739fcc1d28f20a9c696b676d681bd (MD5) Previous issue date: 2017-12-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | TEFL | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Inteligências múltiplas | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem cooperativa e o ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sturm, Luciane | - |
dc.description.resumo | O presente estudo está inserido na área de Linguística Aplicada, mais especificamente na subárea de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira (do inglês TEFL), com o foco na "aprendizagem cooperativa e no desenvolvimento de inteligências múltiplas". O objetivo foi investigar as teorias contemporâneas que podem contribuir para a oferta da língua inglesa e o ensino efetivo qualificado, a partir do desenvolvimento de materiais pedagógicos motivadores. Três teorias apoiam este estudo, a saber: (1) A Teoria Sociocultural de Vygostsky (1991), que vê o homem como um ser social, então ele aprende com o meio ambiente em que está inserido e com os membros da sociedade; (2) Aprendizagem Cooperativa, discutida por diferentes autores, como Johnson e Johnson (2002/2009), Paiva (2005/2013), Figueiredo (2006a / 2006b) e Leffa (2006), entendida como uma estrutura interacional que promove e encoraja o trabalho em grupos; (3) A Teoria das Inteligências Múltiplas, elaborada por Gardner (1994/1995), que pressupõe que todas as pessoas aprendam de maneiras diferentes, porque têm diferentes inteligências. Para ilustrar as possibilidades de planejamento de atividades pedagógicas para o ensino do inglês, são descritas e discutidas treze tarefas não convencionais não tradicionais. Pressupõe-se que essas atividades sejam mais interativas e dinâmicas, nas quais os alunos precisam trabalhar cooperativamente para alcançar os melhores resultados finais. A partir do estudo teórico, aliado ao esforço do planejamento e produção de atividades pedagógicas, fica evidente a importância de o professor apoiar suas propostas no conhecimento científico e a importância de buscar transpor esse conhecimento teórico para sua prática. Como consequência, pressupõe-se um professor mais confiante, autônomo e tão motivado quanto os aprendizes. É certo que esse processo de desenvolvimento da autonomia do professor, por meio da apropriação do conhecimento teórico-científico, acarretará em um ensino de do inglês com mais qualidade e significado para todos os envolvidos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2017Alessandra Falcão Bittencourt.pdf | Monografia Alessandra Falcão Bittencourt | 514,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.