Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1372
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Aprendizagem cooperativa e o ensino de língua inglesa
metadata.dc.creator: Bittencourt, Alessandra Falcão
metadata.dc.contributor.advisor1: Sturm, Luciane
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo está inserido na área de Linguística Aplicada, mais especificamente na subárea de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira (do inglês TEFL), com o foco na "aprendizagem cooperativa e no desenvolvimento de inteligências múltiplas". O objetivo foi investigar as teorias contemporâneas que podem contribuir para a oferta da língua inglesa e o ensino efetivo qualificado, a partir do desenvolvimento de materiais pedagógicos motivadores. Três teorias apoiam este estudo, a saber: (1) A Teoria Sociocultural de Vygostsky (1991), que vê o homem como um ser social, então ele aprende com o meio ambiente em que está inserido e com os membros da sociedade; (2) Aprendizagem Cooperativa, discutida por diferentes autores, como Johnson e Johnson (2002/2009), Paiva (2005/2013), Figueiredo (2006a / 2006b) e Leffa (2006), entendida como uma estrutura interacional que promove e encoraja o trabalho em grupos; (3) A Teoria das Inteligências Múltiplas, elaborada por Gardner (1994/1995), que pressupõe que todas as pessoas aprendam de maneiras diferentes, porque têm diferentes inteligências. Para ilustrar as possibilidades de planejamento de atividades pedagógicas para o ensino do inglês, são descritas e discutidas treze tarefas não convencionais não tradicionais. Pressupõe-se que essas atividades sejam mais interativas e dinâmicas, nas quais os alunos precisam trabalhar cooperativamente para alcançar os melhores resultados finais. A partir do estudo teórico, aliado ao esforço do planejamento e produção de atividades pedagógicas, fica evidente a importância de o professor apoiar suas propostas no conhecimento científico e a importância de buscar transpor esse conhecimento teórico para sua prática. Como consequência, pressupõe-se um professor mais confiante, autônomo e tão motivado quanto os aprendizes. É certo que esse processo de desenvolvimento da autonomia do professor, por meio da apropriação do conhecimento teórico-científico, acarretará em um ensino de do inglês com mais qualidade e significado para todos os envolvidos.
Palabras clave : Letras
Literatura
TEFL
Interação
Aprendizagem cooperativa
Inteligências múltiplas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citación : BITTENCOURT, Alessandra Falcão. Aprendizagem cooperativa e o ensino de língua inglesa. 2017. 64 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1372
Fecha de publicación : 5-dic-2017
Aparece en las colecciones: IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2017Alessandra Falcão Bittencourt.pdfMonografia Alessandra Falcão Bittencourt514,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.