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http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1372
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Aprendizagem cooperativa e o ensino de língua inglesa |
metadata.dc.creator: | Bittencourt, Alessandra Falcão |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Sturm, Luciane |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo está inserido na área de Linguística Aplicada, mais especificamente na subárea de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira (do inglês TEFL), com o foco na "aprendizagem cooperativa e no desenvolvimento de inteligências múltiplas". O objetivo foi investigar as teorias contemporâneas que podem contribuir para a oferta da língua inglesa e o ensino efetivo qualificado, a partir do desenvolvimento de materiais pedagógicos motivadores. Três teorias apoiam este estudo, a saber: (1) A Teoria Sociocultural de Vygostsky (1991), que vê o homem como um ser social, então ele aprende com o meio ambiente em que está inserido e com os membros da sociedade; (2) Aprendizagem Cooperativa, discutida por diferentes autores, como Johnson e Johnson (2002/2009), Paiva (2005/2013), Figueiredo (2006a / 2006b) e Leffa (2006), entendida como uma estrutura interacional que promove e encoraja o trabalho em grupos; (3) A Teoria das Inteligências Múltiplas, elaborada por Gardner (1994/1995), que pressupõe que todas as pessoas aprendam de maneiras diferentes, porque têm diferentes inteligências. Para ilustrar as possibilidades de planejamento de atividades pedagógicas para o ensino do inglês, são descritas e discutidas treze tarefas não convencionais não tradicionais. Pressupõe-se que essas atividades sejam mais interativas e dinâmicas, nas quais os alunos precisam trabalhar cooperativamente para alcançar os melhores resultados finais. A partir do estudo teórico, aliado ao esforço do planejamento e produção de atividades pedagógicas, fica evidente a importância de o professor apoiar suas propostas no conhecimento científico e a importância de buscar transpor esse conhecimento teórico para sua prática. Como consequência, pressupõe-se um professor mais confiante, autônomo e tão motivado quanto os aprendizes. É certo que esse processo de desenvolvimento da autonomia do professor, por meio da apropriação do conhecimento teórico-científico, acarretará em um ensino de do inglês com mais qualidade e significado para todos os envolvidos. |
Keywords: | Letras Literatura TEFL Interação Aprendizagem cooperativa Inteligências múltiplas |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
metadata.dc.publisher.initials: | UPF |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH |
Citation: | BITTENCOURT, Alessandra Falcão. Aprendizagem cooperativa e o ensino de língua inglesa. 2017. 64 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1372 |
Issue Date: | 5-Dec-2017 |
Appears in Collections: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
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PF2017Alessandra Falcão Bittencourt.pdf | Monografia Alessandra Falcão Bittencourt | 514,68 kB | Adobe PDF | View/Open |
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