Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1382
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ritter, Miriã de Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-22T02:43:30Z | - |
dc.date.available | 2018-04-23 | - |
dc.date.available | 2018-04-22T02:43:30Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-27 | - |
dc.identifier.citation | RITTER, Miriã de Ramos. A teoria das inteligências múltiplas e a inteligência tecnológica digital aliadas ao ensino comunicativo. 2017. 41 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1382 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-04-22T02:43:30Z No. of bitstreams: 1 PF2017Miriã de Ramos Ritter.pdf: 555292 bytes, checksum: 556937cb9718dfc7fd0adf4bc698eaf6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-04-22T02:43:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2017Miriã de Ramos Ritter.pdf: 555292 bytes, checksum: 556937cb9718dfc7fd0adf4bc698eaf6 (MD5) Previous issue date: 2017-06-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Inteligências múltiplas | pt_BR |
dc.subject | Inteligência tecnológica digital | pt_BR |
dc.subject | Abordagem comunicativa | pt_BR |
dc.title | A teoria das inteligências múltiplas e a inteligência tecnológica digital aliadas ao ensino comunicativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Talita Maria da | - |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo desenvolver reflexões sobre uma possível solução para os problemas de ensino-aprendizagem de Língua Espanhola (LE) nas escolas públicas e buscar uma alternativa para os professores que enfrentam dificuldades nas salas de aula e procuram aprimorar suas práticas de ensino diárias. Para isso, será estudada a Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM), desenvolvida na década de oitenta pelo psicólogo cognitivo Howard Gardner, averiguando os pontos em que se pode cruzá-la com a abordagem comunicativa de ensino e desenvolvendo a teorização de uma possível inteligência presente nos jovens do século XXI. Para o desenvolvimento desse trabalho, serão tomadas como base as sete inteligências múltiplas teorizadas por Gardner: Inteligência linguística, Inteligência musical, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência intrapessoal, Inteligência interpessoal, com a teorização de uma oitava inteligência, que supostamente se Gardner tivesse elaborado sua obra durante o desenvolvimento tecnológico na era digital teria teorizado a Inteligência Tecnológica Digital. E busca aliar essas inteligências com o ensino de Língua Espanhola (LE) voltado para uma perspectiva comunicativa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2017Miriã de Ramos Ritter.pdf | Monografia Miriã de Ramos Ritter | 542,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.