Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1382
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRitter, Miriã de Ramos-
dc.date.accessioned2018-04-22T02:43:30Z-
dc.date.available2018-04-23-
dc.date.available2018-04-22T02:43:30Z-
dc.date.issued2017-06-27-
dc.identifier.citationRITTER, Miriã de Ramos. A teoria das inteligências múltiplas e a inteligência tecnológica digital aliadas ao ensino comunicativo. 2017. 41 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1382-
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-04-22T02:43:30Z No. of bitstreams: 1 PF2017Miriã de Ramos Ritter.pdf: 555292 bytes, checksum: 556937cb9718dfc7fd0adf4bc698eaf6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-22T02:43:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2017Miriã de Ramos Ritter.pdf: 555292 bytes, checksum: 556937cb9718dfc7fd0adf4bc698eaf6 (MD5) Previous issue date: 2017-06-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectInteligências múltiplaspt_BR
dc.subjectInteligência tecnológica digitalpt_BR
dc.subjectAbordagem comunicativapt_BR
dc.titleA teoria das inteligências múltiplas e a inteligência tecnológica digital aliadas ao ensino comunicativopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Talita Maria da-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo desenvolver reflexões sobre uma possível solução para os problemas de ensino-aprendizagem de Língua Espanhola (LE) nas escolas públicas e buscar uma alternativa para os professores que enfrentam dificuldades nas salas de aula e procuram aprimorar suas práticas de ensino diárias. Para isso, será estudada a Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM), desenvolvida na década de oitenta pelo psicólogo cognitivo Howard Gardner, averiguando os pontos em que se pode cruzá-la com a abordagem comunicativa de ensino e desenvolvendo a teorização de uma possível inteligência presente nos jovens do século XXI. Para o desenvolvimento desse trabalho, serão tomadas como base as sete inteligências múltiplas teorizadas por Gardner: Inteligência linguística, Inteligência musical, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência intrapessoal, Inteligência interpessoal, com a teorização de uma oitava inteligência, que supostamente se Gardner tivesse elaborado sua obra durante o desenvolvimento tecnológico na era digital teria teorizado a Inteligência Tecnológica Digital. E busca aliar essas inteligências com o ensino de Língua Espanhola (LE) voltado para uma perspectiva comunicativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2017Miriã de Ramos Ritter.pdfMonografia Miriã de Ramos Ritter542,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.