Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1382
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A teoria das inteligências múltiplas e a inteligência tecnológica digital aliadas ao ensino comunicativo |
metadata.dc.creator: | Ritter, Miriã de Ramos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Talita Maria da |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo teve como objetivo desenvolver reflexões sobre uma possível solução para os problemas de ensino-aprendizagem de Língua Espanhola (LE) nas escolas públicas e buscar uma alternativa para os professores que enfrentam dificuldades nas salas de aula e procuram aprimorar suas práticas de ensino diárias. Para isso, será estudada a Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM), desenvolvida na década de oitenta pelo psicólogo cognitivo Howard Gardner, averiguando os pontos em que se pode cruzá-la com a abordagem comunicativa de ensino e desenvolvendo a teorização de uma possível inteligência presente nos jovens do século XXI. Para o desenvolvimento desse trabalho, serão tomadas como base as sete inteligências múltiplas teorizadas por Gardner: Inteligência linguística, Inteligência musical, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência intrapessoal, Inteligência interpessoal, com a teorização de uma oitava inteligência, que supostamente se Gardner tivesse elaborado sua obra durante o desenvolvimento tecnológico na era digital teria teorizado a Inteligência Tecnológica Digital. E busca aliar essas inteligências com o ensino de Língua Espanhola (LE) voltado para uma perspectiva comunicativa. |
Keywords: | Letras Literatura Inteligências múltiplas Inteligência tecnológica digital Abordagem comunicativa |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
metadata.dc.publisher.initials: | UPF |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH |
Citation: | RITTER, Miriã de Ramos. A teoria das inteligências múltiplas e a inteligência tecnológica digital aliadas ao ensino comunicativo. 2017. 41 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1382 |
Issue Date: | 27-Jun-2017 |
Appears in Collections: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PF2017Miriã de Ramos Ritter.pdf | Monografia Miriã de Ramos Ritter | 542,28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.