Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1382
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A teoria das inteligências múltiplas e a inteligência tecnológica digital aliadas ao ensino comunicativo
Autor(es): Ritter, Miriã de Ramos
Primeiro Orientador: Silva, Talita Maria da
Resumo: Este estudo teve como objetivo desenvolver reflexões sobre uma possível solução para os problemas de ensino-aprendizagem de Língua Espanhola (LE) nas escolas públicas e buscar uma alternativa para os professores que enfrentam dificuldades nas salas de aula e procuram aprimorar suas práticas de ensino diárias. Para isso, será estudada a Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM), desenvolvida na década de oitenta pelo psicólogo cognitivo Howard Gardner, averiguando os pontos em que se pode cruzá-la com a abordagem comunicativa de ensino e desenvolvendo a teorização de uma possível inteligência presente nos jovens do século XXI. Para o desenvolvimento desse trabalho, serão tomadas como base as sete inteligências múltiplas teorizadas por Gardner: Inteligência linguística, Inteligência musical, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência intrapessoal, Inteligência interpessoal, com a teorização de uma oitava inteligência, que supostamente se Gardner tivesse elaborado sua obra durante o desenvolvimento tecnológico na era digital teria teorizado a Inteligência Tecnológica Digital. E busca aliar essas inteligências com o ensino de Língua Espanhola (LE) voltado para uma perspectiva comunicativa.
Palavras-chave: Letras
Literatura
Inteligências múltiplas
Inteligência tecnológica digital
Abordagem comunicativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citação: RITTER, Miriã de Ramos. A teoria das inteligências múltiplas e a inteligência tecnológica digital aliadas ao ensino comunicativo. 2017. 41 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1382
Data do documento: 27-Jun-2017
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2017Miriã de Ramos Ritter.pdfMonografia Miriã de Ramos Ritter542,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.