Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1429
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aspectos afetivos e cognitivos influenciadores do comportamento de compra
Autor(es): Pereira Júnior, Alceu José
Primeiro Orientador: Moretto, Cleide Fátima
Resumo: Um tema amplamente abordado por estudos de economia comportamental trata das compras por impulso, suas causas e efeitos. Essa impulsividade pode resultar de uma atração emocional ou estado de humor, os chamados fatores afetivos, e, ainda, devido às estruturas dos processos de pensar, compreender e interpretar das pessoas, os chamados fatores cognitivos. O objetivo do estudo é identificar os fatores afetivos e cognitivos que estão envolvidos no comportamento impulsivo dos consumidores. Para tanto, realiza uma pesquisa aplicada, em nível descritivo, por meio de uma amostragem probabilística, com 286 consumidores brasileiros, acessados pelas redes sociais. Além de informações sociodemográficas, o instrumento de pesquisa utilizou a Impulse Buying Tendency Scale (IBT), contemplando os fatores cognitivos e afetivos do comportamento de consumo. Os participantes da pesquisa, em sua maioria, não demonstraram tendências impulsivas de compra, o que pode ser justificado pelo nível mais elevado de escolarização. A despeito de não se ter constatado influência no comportamento de compra impulsiva das variáveis socioeconômicas idade, escolaridade e renda, diferentemente, o gênero apresentou considerável viés, pois grande parte das mulheres corroboraram estudos anteriores elucidativos de preponderante impulsividade feminina.
Palavras-chave: Economia
Economia comportamental
Impulsividade
Fatores afetivos e cognitivos
Comportamento de consumo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citação: PEREIRA JÚNIOR, Alceu José. Aspectos afetivos e cognitivos influenciadores do comportamento de compra. 2018. 55 f. Monografia (Bacharel em Ciências Econômicas). Curso de Ciências Econômicas. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1429
Data do documento: 4-Jul-2018
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Economia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2018Alceu Jose Pereira Junior.pdfMonografia Alceu José Pereira Júnior1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.