Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1451
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Percepção dos stakeholders da marca Fisk na cidade de Não-Me-Toque/RS
metadata.dc.creator: Miranda, Mirian Santana
metadata.dc.contributor.advisor1: Meurer, Aline Mara
metadata.dc.description.resumo: Atualmente, a disputa pela preferência do consumidor não está restrita apenas aos aspectos tradicionais de mercado. Assim, as empresas devem buscar elementos de diferenciação para se destacar e atrair o interesse dos seus consumidores e perscrutar potenciais consumidores. Este trabalho fundamenta-se em uma pesquisa qualitativa que teve por objetivo compreender os ativos da marca da escola Fisk frente aos seus diferentes stakeholders. Para tanto, utilizaram-se as medidas diretas de avaliação de desempenho de uma marca propostas por Louro (2000), em um estudo que buscou determinar modelos de avaliação de marca. A pesquisa em dados primários foi realizada através de entrevistas, mediante a utilização de roteiro composto por questões referentes às dimensões lealdade, notoriedade, qualidade percebida e associações à marca, além de técnicas projetivas, com trinta e seis sujeitos, divididos em seis subpopulações, que correspondem a diferentes públicos que interagem com a instituição. Os resultados foram analisados seguindo-se a metodologia de análise de conteúdo apresentada pelos autores que dão sustentação ao referencial teórico abordado no trabalho. Portanto, em relação à dimensão notoriedade, está claro que a marca FISK é conhecida e familiar para todo o público que respondeu, pois é uma marca que apresenta um método eficaz, tornando-se referência na cidade no ensino de idiomas, quanto ao conjunto ‘associações’ que foram aprofundadas através de técnicas projetivas. A marca FISK origina sentimentos positivos, pois é descrita como uma marca que transmite confiança, seriedade, inteligência, organização, acolhimento, reconhecimento e força. Com relação à terceira dimensão avaliada, indicadores de qualidade para uma escola, os stakeholders destacaram em primeiro lugar, os profissionais e professores qualificados, bem como o material eficaz e o ensino, como ativos significativos no que tange à percepção deles de qualidade. Em relação à última dimensão avaliada, que se refere à lealdade, fica evidente que a marca inspira confiança a todos os entrevistados, desta maneira, consumidores satisfeitos podem facilmente comprar e optar novamente pelo ensino e, consequentemente escolherá a marca Fisk.
Palabras clave : Administração de empresas
Marca
Stakeholders
Ensino
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citación : MIRANDA, Mirian Santana. Percepção dos stakeholders da marca Fisk na cidade de Não-Me-Toque/RS. 2018. 52 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, RS, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1451
Fecha de publicación : 26-jun-2018
Aparece en las colecciones: FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAR2018Mirian Santana Miranda.pdfMonografia Mirian Santana Miranda269,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.