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dc.creatorRoque, Júlia Iaione-
dc.date.accessioned2018-08-14T03:49:42Z-
dc.date.available2018-08-15-
dc.date.available2018-08-14T03:49:42Z-
dc.date.issued2018-07-03-
dc.identifier.citationROQUE, Júlia Iaione. A interação da criança bilíngue: um estudo de caso. 2018. 42 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1463-
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-08-14T03:49:42Z No. of bitstreams: 1 PF2018Julia Iaione Roque.pdf: 1913264 bytes, checksum: fed291371f46738284984c5b9921c9a1 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectInterlocutorpt_BR
dc.titleA interação da criança bilíngue: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Diedrich, Marlete Sandra-
dc.description.resumoNeste trabalho, tem-se como principais objetivos analisar a interação da criança bilíngue e investigar de que maneira ela utiliza os dois sistemas linguísticos que domina. Dessa forma, os principais questionamentos são norteados pela atuação do contexto bilíngue na relação adulto-criança, bem como a maneira através da qual ela desloca-se entre um sistema linguístico e outro para construir a interação. A criança deste estudo é filha de pais brasileiros que moraram nos EUA durante quinze anos e lugar onde ela nasceu e morou até os quatro anos. Optou-se por realizar gravações em áudio e vídeo que foram feitas em quatro sessões e que variam entre cinco e quarenta minutos. As análises encontram-se juntamente com o referencial teórico, dada a natureza etnomedotodológica desta pesquisa e o que nosso material apresenta. Para tanto, move-se o conceito de comunicação, a partir do trabalho de Winkin (1998), além de tratar da interação segundo a teoria da Análise da Conversação, segundo os trabalhos de Kerbrat-Orecchioni (1986, 2006). E, a fim de dar conta da aquisição da linguagem neste estudo, apoia-se na teoria interacionista de Vygotsky (2005), além de tratar do conceito de bilinguismo, segundo Hamers & Blanc (2004) e do fenômeno do code-switching, de acordo com Gumperz (1982) e Auer (1998). Em geral, o que os dados mostraram foi que a construção da interação da criança bilíngue depende de seu interlocutor, uma vez que utiliza os dois sistemas linguísticos que domina a fim de adaptar seu discurso ao do outro. Isso ocorre dependendo da escolha de sistema do interlocutor. Tal constatação também mostra como a criança se mostra engajada e participante ativa na interação, além de, em geral, utilizar outros recursos como acréscimo de informações, a fim de manter a troca comunicativa. Contatamos também que o código mais utilizado pela criança é o que lhe é mais familiar, o inglês, sendo que este tem incidência, inclusive, na estrutura do segundo código, o português.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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