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http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1463
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Roque, Júlia Iaione | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-14T03:49:42Z | - |
dc.date.available | 2018-08-15 | - |
dc.date.available | 2018-08-14T03:49:42Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-03 | - |
dc.identifier.citation | ROQUE, Júlia Iaione. A interação da criança bilíngue: um estudo de caso. 2018. 42 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1463 | - |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Bilinguismo | pt_BR |
dc.subject | Interlocutor | pt_BR |
dc.title | A interação da criança bilíngue: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Diedrich, Marlete Sandra | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho, tem-se como principais objetivos analisar a interação da criança bilíngue e investigar de que maneira ela utiliza os dois sistemas linguísticos que domina. Dessa forma, os principais questionamentos são norteados pela atuação do contexto bilíngue na relação adulto-criança, bem como a maneira através da qual ela desloca-se entre um sistema linguístico e outro para construir a interação. A criança deste estudo é filha de pais brasileiros que moraram nos EUA durante quinze anos e lugar onde ela nasceu e morou até os quatro anos. Optou-se por realizar gravações em áudio e vídeo que foram feitas em quatro sessões e que variam entre cinco e quarenta minutos. As análises encontram-se juntamente com o referencial teórico, dada a natureza etnomedotodológica desta pesquisa e o que nosso material apresenta. Para tanto, move-se o conceito de comunicação, a partir do trabalho de Winkin (1998), além de tratar da interação segundo a teoria da Análise da Conversação, segundo os trabalhos de Kerbrat-Orecchioni (1986, 2006). E, a fim de dar conta da aquisição da linguagem neste estudo, apoia-se na teoria interacionista de Vygotsky (2005), além de tratar do conceito de bilinguismo, segundo Hamers & Blanc (2004) e do fenômeno do code-switching, de acordo com Gumperz (1982) e Auer (1998). Em geral, o que os dados mostraram foi que a construção da interação da criança bilíngue depende de seu interlocutor, uma vez que utiliza os dois sistemas linguísticos que domina a fim de adaptar seu discurso ao do outro. Isso ocorre dependendo da escolha de sistema do interlocutor. Tal constatação também mostra como a criança se mostra engajada e participante ativa na interação, além de, em geral, utilizar outros recursos como acréscimo de informações, a fim de manter a troca comunicativa. Contatamos também que o código mais utilizado pela criança é o que lhe é mais familiar, o inglês, sendo que este tem incidência, inclusive, na estrutura do segundo código, o português. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PF2018Julia Iaione Roque.pdf | Monografia Júlia Iaione Roque | 1,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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