Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1463
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A interação da criança bilíngue: um estudo de caso
metadata.dc.creator: Roque, Júlia Iaione
metadata.dc.contributor.advisor1: Diedrich, Marlete Sandra
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, tem-se como principais objetivos analisar a interação da criança bilíngue e investigar de que maneira ela utiliza os dois sistemas linguísticos que domina. Dessa forma, os principais questionamentos são norteados pela atuação do contexto bilíngue na relação adulto-criança, bem como a maneira através da qual ela desloca-se entre um sistema linguístico e outro para construir a interação. A criança deste estudo é filha de pais brasileiros que moraram nos EUA durante quinze anos e lugar onde ela nasceu e morou até os quatro anos. Optou-se por realizar gravações em áudio e vídeo que foram feitas em quatro sessões e que variam entre cinco e quarenta minutos. As análises encontram-se juntamente com o referencial teórico, dada a natureza etnomedotodológica desta pesquisa e o que nosso material apresenta. Para tanto, move-se o conceito de comunicação, a partir do trabalho de Winkin (1998), além de tratar da interação segundo a teoria da Análise da Conversação, segundo os trabalhos de Kerbrat-Orecchioni (1986, 2006). E, a fim de dar conta da aquisição da linguagem neste estudo, apoia-se na teoria interacionista de Vygotsky (2005), além de tratar do conceito de bilinguismo, segundo Hamers & Blanc (2004) e do fenômeno do code-switching, de acordo com Gumperz (1982) e Auer (1998). Em geral, o que os dados mostraram foi que a construção da interação da criança bilíngue depende de seu interlocutor, uma vez que utiliza os dois sistemas linguísticos que domina a fim de adaptar seu discurso ao do outro. Isso ocorre dependendo da escolha de sistema do interlocutor. Tal constatação também mostra como a criança se mostra engajada e participante ativa na interação, além de, em geral, utilizar outros recursos como acréscimo de informações, a fim de manter a troca comunicativa. Contatamos também que o código mais utilizado pela criança é o que lhe é mais familiar, o inglês, sendo que este tem incidência, inclusive, na estrutura do segundo código, o português.
Keywords: Letras
Literatura
Interação
Bilinguismo
Interlocutor
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citation: ROQUE, Júlia Iaione. A interação da criança bilíngue: um estudo de caso. 2018. 42 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1463
Issue Date: 3-Jul-2018
Appears in Collections:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2018Julia Iaione Roque.pdfMonografia Júlia Iaione Roque1,87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.