Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1466
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência da teoria das inteligências múltiplas em aulas de língua inglesa
Autor(es): Vedi, Edinara Dasmaciel
Primeiro Orientador: Moraes, Gisele Benck de
Resumo: O presente estudo foi realizado no primeiro semestre de 2018 e consiste numa pesquisa qualitativa de cunho interpretativista, que investigou através das atividades aplicadas em uma turma de Língua Inglesa, do 7º ano, do Ensino Fundamental, como a Teoria das Inteligências Múltiplas pode contribuir nas aulas de língua inglesa. Este, tem como base os conteúdos teóricos sobre os conceitos de inteligência, visto que, será constituída a partir de pesquisa e análise de materiais bibliográficos de autores, como o psicólogo e pesquisador Howard Gardner. Além de retomar estudos de diferentes autores que abordam essa temática, através de um aprofundamento teórico sobre o tema de como a teoria das Inteligências Múltiplas auxilia no planejamento, desenvolvimento e aplicação de atividades que venham a contribuir para que os alunos tenham um desempenho mais significativo na aprendizagem de Língua Inglesa. O trabalho também busca mostrar que de acordo com as potencialidades de cada uma das múltiplas inteligências inerentes ao ser humano, elas proporcionam o aprendizado eficaz de línguas estrangeiras, sobretudo de língua inglesa. As análises das atividades revelam que unir atividades, inteligências e as quatro habilidades em língua inglesa não é uma tarefa simples, pois há necessidade de uma reformulação sistemática, flexível e séria no encaminhamento metodológico. A aplicação das inteligências múltiplas pode ser considerada como avanço educacional, pois fornece informações sobre a reação de um grupo estudado diante de uma nova perspectiva de evidenciar seus potenciais e habilidades ao mesmo tempo, além de gerar conhecimento pelo envolvimento reflexivo do professor no ensino e na aprendizagem de uma língua estrangeira, mediante tentativas para melhorar sua atuação como professor e pesquisador. Tudo isso vem confirmar a teoria, que dentre outras coisas aponta a importância de mobilizar os alunos para um aprendizado efetivo através de distintas maneiras de aprender, pois todas as pessoas são diferentes e, portanto, aprendem de maneiras diferentes.
Palavras-chave: Letras
Literatura
Inteligências múltiplas
Língua inglesa
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citação: VEDI, Edinara Dasmaciel. A influência da teoria das inteligências múltiplas em aulas de língua inglesa. 2018. 47 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1466
Data do documento: 29-Jun-2018
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2018Edinara Dasmaciel Vedi.pdfMonografia Edinara Dasmaciel Vedi281,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.