Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1466
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A influência da teoria das inteligências múltiplas em aulas de língua inglesa
metadata.dc.creator: Vedi, Edinara Dasmaciel
metadata.dc.contributor.advisor1: Moraes, Gisele Benck de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo foi realizado no primeiro semestre de 2018 e consiste numa pesquisa qualitativa de cunho interpretativista, que investigou através das atividades aplicadas em uma turma de Língua Inglesa, do 7º ano, do Ensino Fundamental, como a Teoria das Inteligências Múltiplas pode contribuir nas aulas de língua inglesa. Este, tem como base os conteúdos teóricos sobre os conceitos de inteligência, visto que, será constituída a partir de pesquisa e análise de materiais bibliográficos de autores, como o psicólogo e pesquisador Howard Gardner. Além de retomar estudos de diferentes autores que abordam essa temática, através de um aprofundamento teórico sobre o tema de como a teoria das Inteligências Múltiplas auxilia no planejamento, desenvolvimento e aplicação de atividades que venham a contribuir para que os alunos tenham um desempenho mais significativo na aprendizagem de Língua Inglesa. O trabalho também busca mostrar que de acordo com as potencialidades de cada uma das múltiplas inteligências inerentes ao ser humano, elas proporcionam o aprendizado eficaz de línguas estrangeiras, sobretudo de língua inglesa. As análises das atividades revelam que unir atividades, inteligências e as quatro habilidades em língua inglesa não é uma tarefa simples, pois há necessidade de uma reformulação sistemática, flexível e séria no encaminhamento metodológico. A aplicação das inteligências múltiplas pode ser considerada como avanço educacional, pois fornece informações sobre a reação de um grupo estudado diante de uma nova perspectiva de evidenciar seus potenciais e habilidades ao mesmo tempo, além de gerar conhecimento pelo envolvimento reflexivo do professor no ensino e na aprendizagem de uma língua estrangeira, mediante tentativas para melhorar sua atuação como professor e pesquisador. Tudo isso vem confirmar a teoria, que dentre outras coisas aponta a importância de mobilizar os alunos para um aprendizado efetivo através de distintas maneiras de aprender, pois todas as pessoas são diferentes e, portanto, aprendem de maneiras diferentes.
Keywords: Letras
Literatura
Inteligências múltiplas
Língua inglesa
Ensino e aprendizagem
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citation: VEDI, Edinara Dasmaciel. A influência da teoria das inteligências múltiplas em aulas de língua inglesa. 2018. 47 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1466
Issue Date: 29-Jun-2018
Appears in Collections:CLET - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
CLET - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2018Edinara Dasmaciel Vedi.pdfMonografia Edinara Dasmaciel Vedi281,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.