Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1483
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Assessoria de comunicação para APAE de Tapejara - RS
metadata.dc.creator: Kemmerich, Dorli Jamir
Biazuti, Marcelo Andrade
Prado, Mateus Pirolli do
Messerschmidt, Mariana
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Otavio José
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho buscou assessorar, com base nos conhecimentos adquiridos no curso de jornalismo, a entidade APAE de Tapejara, realizando um trabalho de assessoria em comunicação. No universo das formas comunicacionais existentes, a rede social FACEBOOK foi a plataforma utilizada para o desenvolvimento do referido Trabalho de Conclusão de Curso. No período que compreendeu os meses de Abril a Junho de 2018, ações voltadas a personalizar a página mantida pela entidade APAE no Facebook foram desenvolvidas pelos acadêmicos. Postagens de Cards de agradecimento por doações recebidas; depoimentos em vídeo de pessoas que valorizam o trabalho da APAE; criação de eventos promovidos pela entidade, entre outras atividades, nortearam esta assessoria em comunicação. O trabalho buscou, no diálogo com membros da direção, identificar quais seriam as principais mudanças que eram necessárias na reelaboração da página; e defendeu a personalização das postagens, dando periodicidade aos conteúdos publicados e padronização da imagem institucional. Ao findar este estudo, foi-se avaliado o alcance das publicações e o aumento da visibilidade conquistado pelo trabalho desenvolvido. Além de apoiar a instituição na elaboração e distribuição de conteúdo, os alunos buscaram enfatizar, para a direção da entidade, a importância de um estágio permanente na área da comunicação social.
Resumen : His work sought to advise, based on the knowledge acquired in the journalism course, the entity APAE de Tapejara, performing a work of advice in communication. In the universe of existing forms of communication, the FACEBOOK social network was the platform used for the development of the aforementioned Course Completion Work. In the period that comprised the months of April to June 2018, actions aimed at personalizing the page maintained by the APAE entity in Facebook were developed by the academics. Thank you cards for donations received; video testimonials of people who value the work of APAE; creation of events promoted by the entity, among other activities, guided this advice in communication. The work sought, in the dialogue with members of the management, to identify what would be the main changes that were necessary in the reelaboration of the page; and defended the personalization of the posts, giving periodicity to the published content and standardization of the institutional image. At the end of this study, the scope of the publications and the increase of the visibility achieved by the work developed were evaluated. In addition to supporting the institution in the elaboration and distribution of content, the students sought to emphasize, for the direction of the organization, the importance of a permanent internship in the area of ​​social communication.
Palabras clave : Assessoria de comunicação
Redes sociais
Facebook
APAE
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
Citación : KEMMERICH, Dorli Jamir et al. Assessoria de comunicação para a APAE de Tapejara - RS. 2018. 39 f. Relatório de projeto experimental (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1483
Fecha de publicación : 4-jul-2018
Aparece en las colecciones: FAC - Curso de Jornalismo - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PE2018Dorli Kemmerich et al.pdfRelatório de projeto experimental do curso de Jornalismo1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.