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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Marketing social ou para causas sociais: uma análise das estratégias das marcas Coca-Cola Brasil e Pedigree
metadata.dc.creator: Silva, Mariana Gonçalves da
metadata.dc.contributor.advisor1: Hachmann, Roberto
metadata.dc.description.resumo: Vivemos na era da informação. As influências sobre os consumidores dependem muito do posicionamento das marcas, não só da propaganda convencional, para venda de produtos ou serviços, mas do que as marcas podem agregar para a sociedade em geral e, principalmente, para as crianças e jovens. Atualmente, o incentivo a preservação do meio ambiente, a necessidade de sustentabilidade, o respeito aos seres humanos, aos animais e tantos outros problemas sociais, é fundamental para a manutenção das marcas. O presente trabalho procurou analisar duas marcas brasileiras, Coca-Cola e Pedigree, as quais utilizam as estratégias de marketing social e marketing para causas sociais e, a partir disso, como as marcas podem ser percebidas pelos consumidores. Para atingir esses objetivos foram escolhidas as campanhas da “Semana do Movimento Coletivo” da Coca-Cola Brasil e a campanha “Adotar é Tudo de Bom” da Pedigree. Foram realizadas quinze entrevistas, com possíveis consumidores das marcas referidas, de diferentes profissões, com faixa etária de 19 a 42 anos de idade e de ambos os sexos. Após a análise de cada campanha, confrontando com as respostas obtidas nas entrevistas, levantou-se indícios de que o marketing para causas sociais é melhor percebido na marca Pedigree, possuindo um impacto maior diante dos entrevistados, para possíveis compras de seus produtos. Por outro lado, o marketing social, identificado na campanha da Coca-Cola, obteve resultados inferiores, pois a percepção foi de pouco impacto social e insegurança pelo produto não ser totalmente saudável.
Keywords: Publicidade
Propaganda
Marca
Marketing
Marketing social
Marketing para causas sociais
Percepção do consumidor
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citation: SILVA, Mariana Gonçalves da. Marketing social ou para causas sociais: uma análise das estratégias das marcas Coca-Cola Brasil e Pedigree. 2018. 50 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1484
Issue Date: 26-Jun-2018
Appears in Collections:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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