Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1487
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Propaganda política: as leis de Domenach na pré-campanha presidencial de Lula e Bolsonaro em 2018
Autor(es): Rocha, Gislaine Lima da
Primeiro Orientador: Cesaro, Margarete Teresinha Barriquel de
Resumo: A propaganda está presente no mundo de diversos tipos, meios e formas, transformando ambientes e situações. No meio político ela se faz presente em toda a campanha, mostrando que o candidato é a melhor solução para o povo. A cada ano, os meios de propagar as mensagens políticas ganham novas formas capazes de disseminar com sucesso a mensagem do candidato. Assim, a política se torna um campo amplo para utilizar as armas de persuasão, e com isso influenciar de maneira inconsciente e subconsciente a imagem de um político frente a seu público/eleitorado. Um dos modos mais utilizados se dá através de imagens, capaz de expressar opiniões e ideias. Com este objeto de estudo, impomos uma abordagem que visa identificar a presença das cinco leis e técnicas da propaganda política retiradas do livro de Jean Marie Domenach ―A Propaganda Política‖. Para tanto, procuramos identificar as leis nas imagens e publicações pré-campanha dos pré-candidatos à presidência da República no Brasil no ano de 2018, Jair Messias Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva. Além de identificar o pioneirismo da propaganda política nazista, no que tange ao uso destas leis e técnicas. Sendo possível identificar indícios da presença das cinco leis nas publicações dos dois políticos, mesmo que a presença delas não fosse à intenção dos profissionais responsáveis pelas redes sociais dos mesmos.
Palavras-chave: Publicidade
Propaganda
Leis de Domenach
Propaganda Nazista
Propaganda Política
Bolsonaro.
Lula
Imagens
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: ROCHA, Gislaine Lima da. Propaganda política: as leis de Domenach na pré-campanha presidencial de Lula e Bolsonaro em 2018. 2018. [66 f]. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1487
Data do documento: 26-Jul-2018
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2018Gislaine Lima da Rocha.pdfMonografia Gislaine Lima da Rocha1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.