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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A voz da marca como influenciador das atitudes e confiança do consumidor
Autor(es): Rosset, Tarcila
Primeiro Orientador: Gusatti, Ciro Eduardo
Resumo: Estimular os sentidos do consumidor pode trazer bons resultados na ampliação da atenção, interesse e desejos. A partir disso, as marcas têm buscado incluir esse tipo de estratégia sensorial nas suas decisões de marketing. No entanto, para atingir resultados eficazes sabe-se que tudo deve fazer parte do planejamento de comunicação, incluindo o tipo de voz que a marca escolhe para representa-la. Este estudo investigou como a voz utilizada por uma marca na sua comunicação é um fator de influência na percepção dos consumidores no que se refere a atitudes sobre a propaganda, as atitudes sobre a marca, a confiança e a intenção de compra em relação a um produto anunciado. A pesquisa foi realizada a partir de referências bibliográficas e, em um segundo momento, foi realizado um experimento. Grupos de indivíduos foram submetidos a diferentes tratamentos, todos avaliaram versões de um mesmo audiovisual produzidos a partir de quatro tipos de vozes distintas. De acordo com os dados obtidos, foi possível constatar que a voz feminina com timbre agudo estimula atitudes mais positivas em relação a propaganda do que as demais vozes utilizadas neste estudo. Reconheceu-se também uma determinada associação entre os tons de voz grave e a ampliação de confiança sobre o anúncio.
Palavras-chave: Publicidade
Propaganda
Marketing sensorial
Identidade sonora
Voz da marca
Comportamento do consumidor
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: ROSSET, Tarcila. A voz da marca como influenciador das atitudes e confiança do consumidor. 2018. 71 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1489
Data do documento: 2-Jul-2018
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