Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1494
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Arquétipos na comunicação da Apple durante seu período de queda e ascensão
metadata.dc.creator: Albuquerque, Igor Rosset
metadata.dc.contributor.advisor1: Gusatti, Ciro Eduardo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como propósito identificar os arquétipos nas duas campanhas de comunicação mais icônicas da Apple nos anos 1984 e 1997. Utilizando-se de autores que teorizam sobre arquétipos como Carl Gustav Jung (2000) e Margaret Mark e Carol S. Pearson (2017), buscando a base teórica necessária para atingir tal objetivo. As campanhas são descritas e submetidas a uma análise semiótica, a fim de identificar os significados explícitos e latentes da marca e, com isso, identificar os arquétipos presentes nas peças selecionadas. Em conclusão, foi identificado que a Apple se associa ao arquétipo do Fora-da-Lei, quebrando regras e revolucionando os meios. O público-alvo pretendido identificado tem características do arquétipo do Criador. Dessa forma, a empresa oferece produtos como ferramentas fundamentais para que os Criadores pensem diferente e deixem seu impacto no mundo.
Keywords: Publicidade
Propaganda
Comunicação
Marca
Arquétipos
Apple
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citation: CARVALHO, Celina Nunes. Arquétipos na comunicação da Apple durante seu período de queda e ascensão. 2018. 68 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1494
Issue Date: 11-Jul-2018
Appears in Collections:CPP - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2018Igor Rosset Albuquerque.pdfMonografia Igor Rosset Albuquerque1,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.