Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1501
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Marketing esportivo: o Grêmio nas redes sociais no Campeonato Libertadores da América 2017
metadata.dc.creator: Oliveira, Roberta Scheidt de
metadata.dc.contributor.advisor1: Bacaltchuk, Benami
metadata.dc.description.resumo: O Marketing Esportivo é um tema que está passando por uma grande evolução, muita mídia e altos investimentos são realizados para gerar renda aos clubes e ao mesmo tempo aproximar a relação com os torcedores. Assim, sabe-se que uma das principais fontes de renda de um clube são os torcedores, isso se dá por consumo de produtos, serviços e benefícios oferecidos, que é influenciado pelo relacionamento clube-torcedor. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva compreender como o Grêmio fez uso do Marketing Esportivo em suas redes sociais no Campeonato Libertadores da América de 2017, competição no qual se tornou campeão. Evidenciar a importância do Marketing Esportivo e fazer uma análise das principais redes sociais, o Facebook e Instagram, bem como o conteúdo das publicações no período do campeonato. Para tal, realizou-se uma pesquisa, um estudo de caso com a análise de conteúdo baseada na metodologia de Laurence Bardin. Assim, com esse estudo foi possível classificar o conteúdo das publicações do Facebook e Instagram do Grêmio aos 3P’s, sendo Promoção, Propagação e Personificação, que fazem parte dos 8P’s.
Palabras clave : Publicidade
Propaganda
Comunicação
Marketing Digital
Marketing Esportivo
Grêmio
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citación : OLIVEIRA, Roberta Scheidt de. Marketing esportivo: o Grêmio nas redes sociais no Campeonato Libertadores da América 2017. 2018. [60] f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1501
Aparece en las colecciones: FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2018Roberta Scheidt de Oliveira.pdfMonografia Roberta Scheidt de Oliveira1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.