Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1508
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Qualidade de vida no trabalho: um estudo na Secretaria Municipal da Saúde, Trabalho, Habitação e Ação Social de União da Serra
Autor(es): Rech, Bruna
Primeiro Orientador: Ficagna, Alba Valéria Oliveira
Resumo: No cenário atual a busca por uma Qualidade de Vida no Trabalho é uma constante que vem tomando espaço nas organizações. A Administração Pública, que deve atender a população com os melhores recursos materiais e pessoais, deve manter-se em constante acompanhamento de como os servidores pensam e o como se sentem no local em que exercem suas funções. Nesse sentido, o trabalho teve por objetivo analisar a percepção dos servidores da Secretaria Municipal da Saúde, Trabalho, Habitação e Ação Social de União da Serra sobre a Qualidade de Vida no Trabalho dos mesmos. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa, tendo como instrumento de coleta questionário fechado baseado no modelo de Walton, verificando as variáveis sobre a remuneração justa e adequada; segurança e salubridade do trabalho; oportunidade de utilizar e desenvolver habilidades; oportunidade de progresso e segurança no emprego; integridade social na organização; leis e normas sociais; trabalho e vida privada; significado social da atividade do empregado. Foram entrevistados 26 servidores da organização. A análise do conteúdo demostra que o nível se satisfação dos servidores é favorável, porém algumas variáveis encontram-se com deficiências tais como a remuneração, ambiente de trabalho, trabalho e vida pessoal, buscando analisar de como os servidores percebem sua qualidade no ambiente interno de trabalho e no ambiente externo. Algumas melhorias foram sugeridas e podem ser realizadas na Secretaria, buscando a motivação dos servidores.
Palavras-chave: Administração de empresas
Administração pública
Gestão de pessoas
Qualidade de vida no trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citação: RECH, Bruna. Qualidade de vida no trabalho: um estudo na Secretaria Municipal da Saúde, Trabalho, Habitação e Ação Social de União da Serra. 2017. 94 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Casca, RS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1508
Data do documento: 30-Nov-2018
Aparece nas coleções:CADM - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAS2017Bruna Rech.pdfMonografia Bruna Rech434,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.