Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1557
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A percepção do público eleitor jovem sobre os candidatos à presidência da República em 2018: um estudo de imagem baseado na teoria dos arquétipos de marca
Autor(es): Prevedello, Daniela
Primeiro Orientador: Gusatti, Ciro Eduardo
Resumo: O presente estudo possui como objetivo identificar quais figuras arquetípicas estão presentes na imagem dos candidatos à presidência da República de acordo com o público jovem eleitor (18 a 24). Mediante uma pesquisa de abordagem quantitativa com a utilização de questionário (survey) estruturado para os cincos candidatos a presidência da República com maiores intenções de votos para o primeiro turno. Os dados levantados foram analisados pelos testes ANOVA e Tukey e a partir desta análise foram identificados quais arquétipos se fazem presentes na imagem dos candidatos de acordo com o público respondente. Desta forma estabeleceu-se que o candidato Jair Bolsonaro é visto com maior expressividade como Governante e Fora-da-lei, enquanto que Marina Silva é vista pelos respondentes como Prestativa, Cara Comum e Herói. Ciro Gomes tem presente em sua imagem o arquétipo do Bobo da Corte, já Fernando Haddad com uma pequena expressividade o arquétipo do Amante. Por outro lado, o candidato Geraldo Alckmin não teve identificado em sua imagem de forma proeminente nenhum dos 12 arquétipos, ao realizar a análise comparativa entre os candidatos.
Palavras-chave: Publicidade
Propaganda
Arquétipos
Marca
Campanha eleitoral
Marketing eleitoral
Eleições 2018
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: PREVEDELLO, Daniela. A percepção do público eleitor jovem sobre os candidatos à presidência da República em 2018: um estudo de imagem baseado na teoria dos arquétipos de marca. 2018. 84 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1557
Data do documento: 28-Nov-2018
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2018Daniela Prevedello.pdfMonografia Daniela Prevedello596,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.