Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarreto, Marcelo Martins-
dc.date.accessioned2019-01-17T13:08:25Z-
dc.date.available2019-01-17-
dc.date.available2019-01-17T13:08:25Z-
dc.identifier.citationBARRETO, Marcelo Martins. A proporção áurea aplicada ao desenvolvimento do logotipo: uma análise das 5 marcas mais valiosas do ano de 2018. 2018. 48 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1578-
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2019-01-17T13:08:25Z No. of bitstreams: 1 PF2018Marcelo Martins Barreto.pdf: 792701 bytes, checksum: 3bedf39309d700dfd13ca20874ec3416 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-17T13:08:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Marcelo Martins Barreto.pdf: 792701 bytes, checksum: 3bedf39309d700dfd13ca20874ec3416 (MD5)en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectProporção áureapt_BR
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectLogotipopt_BR
dc.subjectMarcapt_BR
dc.titleA proporção áurea aplicada ao desenvolvimento do logotipo: uma análise das 5 marcas mais valiosas do ano de 2018pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Dalbosco, Cleber Nelson-
dc.description.resumoO ser humano sempre buscou nos números as respostas para tudo na natureza. E não foi diferente quando o encanto pela proporção áurea veio à tona e tomou o tempo de estudo de vários matemáticos da história. Com os seus conceitos aprofundados durante a evolução do conhecimento, tal proporção alcançou notoriedade também no campo da comunicação, buscando sempre transmitir uma perfeita harmonia visual. Logo, este trabalho tem como objetivo identificar se a proporção áurea foi utilizada na área do design gráfico, em específico na construção dos logotipos das cinco marcas mais valiosas de 2018, segundo a revista Forbes Brasil. Tais marcas analisadas foram Apple, Google, Microsoft, Facebook e Amazon, respectivamente. De início, a partir da pesquisa bibliográfica houve a contextualização do tema e, logo após, houve a análise realizada nos logotipos das cinco marcas mencionadas. A análise foi baseada através de três princípios básicos da proporção áurea, sendo eles: segmento áureo, círculos proporcionais áureos e quadrados áureos. Como resultado, foi possível identificar que dentre os logotipos das cinco marcas avaliadas nenhuma correspondeu com total clareza a aplicabilidade da proporção na construção de seus respectivos logotipos através desses princípios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes e Comunicação - FACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2018Marcelo Martins Barreto.pdfMonografia Marcelo Martins Barreto774,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.