Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1578
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A proporção áurea aplicada ao desenvolvimento do logotipo: uma análise das 5 marcas mais valiosas do ano de 2018
metadata.dc.creator: Barreto, Marcelo Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Dalbosco, Cleber Nelson
metadata.dc.description.resumo: O ser humano sempre buscou nos números as respostas para tudo na natureza. E não foi diferente quando o encanto pela proporção áurea veio à tona e tomou o tempo de estudo de vários matemáticos da história. Com os seus conceitos aprofundados durante a evolução do conhecimento, tal proporção alcançou notoriedade também no campo da comunicação, buscando sempre transmitir uma perfeita harmonia visual. Logo, este trabalho tem como objetivo identificar se a proporção áurea foi utilizada na área do design gráfico, em específico na construção dos logotipos das cinco marcas mais valiosas de 2018, segundo a revista Forbes Brasil. Tais marcas analisadas foram Apple, Google, Microsoft, Facebook e Amazon, respectivamente. De início, a partir da pesquisa bibliográfica houve a contextualização do tema e, logo após, houve a análise realizada nos logotipos das cinco marcas mencionadas. A análise foi baseada através de três princípios básicos da proporção áurea, sendo eles: segmento áureo, círculos proporcionais áureos e quadrados áureos. Como resultado, foi possível identificar que dentre os logotipos das cinco marcas avaliadas nenhuma correspondeu com total clareza a aplicabilidade da proporção na construção de seus respectivos logotipos através desses princípios.
Palabras clave : Publicidade
Propaganda
Proporção áurea
Design gráfico
Logotipo
Marca
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citación : BARRETO, Marcelo Martins. A proporção áurea aplicada ao desenvolvimento do logotipo: uma análise das 5 marcas mais valiosas do ano de 2018. 2018. 48 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1578
Aparece en las colecciones: FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2018Marcelo Martins Barreto.pdfMonografia Marcelo Martins Barreto774,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.