Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1582
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O imaginário sociocultural presente na imagem do candidato José Ivo Sartori, na Campanha Eleitoral no ano de 2014
Autor(es): Favaretto, Tanira Dias
Primeiro Orientador: Dalbosco, Cleber Nelson
Resumo: Este trabalho estuda se houve uma associação da imagem do candidato a governador do Estado do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori com o imaginário social “gringo”. Sendo foco desta análise o estudo é do imaginário cultural “gringo”, na campanha eleitoral do candidato a governador do Estado do Rio Grande do Sul em 2014. A contribuição teórica base deste trabalho é composta inicialmente pelos autores Clifford Geertz, Cornelius Castoriadis e Manuel Castells. Além das definições de cultura, imaginário e símbolos são estudadas estratégias eleitorais. A análise é feita pela elaboração de categorias definidas pelo método de análise de conteúdo, baseada nas definições e conceitos de Laurence Bardin. Após conhecer os conceitos de estratégias eleitorais propostos por Francisco Ferraz e Carlos Augusto Manhanelli, A partir desse estudo foi possível entender a importância que identificação cultural de um candidato, para que ele possa relacionar a sua imagem a um símbolo, estimulando o imaginário sócio cultural e que a utilização de um símbolo regional pode associar algo positivo ou negativo à imagem de um candidato, dependendo da conjuntura de como o símbolo é visto, com aconteceu em nossa pesquisa. A partir do material analisado, sendo um jingle, um programa que foi exibido no horário eleitoral gratuito e uma reportagem, foi possível concluir que, a utilização do imaginário social “gringo”, símbolo presente culturalmente no Estado, utilizado na campanha de José Ivo Sartori, foi ligada a uma imagem positiva, integrando essa imagem de “gringo” a Sartori. Os veículos de comunicação também se utilizaram desse imaginário, atrelando o uso desta expressão ao candidato José Ivo Sartori.
Palavras-chave: Publicidade
Propaganda
Imaginário cultural
Estratégias eleitorais
Gringo
José Ivo Sartori
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: FAVARETTO, Tanira Dias. O imaginário sociocultural presente na imagem do candidato José Ivo Sartori, na Campanha Eleitoral no ano de 2014. 2018. 36 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1582
Data do documento: 26-Nov-2018
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2018Tanira Dias Favaretto.pdfMonografia Tanira Dias Favaretto246,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.