Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Pâmela Berté-
dc.date.accessioned2019-06-13T21:54:02Z-
dc.date.available2019-06-13-
dc.date.available2019-06-13T21:54:02Z-
dc.date.issued2018-10-14-
dc.identifier.citationFREITAS, Pâmela Berté. Alfabetização de jovens e adultos: uma perspectiva de inclusão social. 2018. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1703-
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2019-06-13T21:54:02Z No. of bitstreams: 1 PF2018Pamela Berte Freitas.pdf: 111629 bytes, checksum: 623040fe5bd80a41049d4ab15e919de9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-13T21:54:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Pamela Berte Freitas.pdf: 111629 bytes, checksum: 623040fe5bd80a41049d4ab15e919de9 (MD5) Previous issue date: 2018-10-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleAlfabetização de jovens e adultos: uma perspectiva de inclusão socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Foschiera, Elisabeth Maria-
dc.description.resumoO presente artigo visa investigar e refletir sobre o papel da alfabetização de jovens e adultos e se o mesmo pode ser considerado um instrumento de inclusão social. Utilizando como metodologia o estudo bibliográfico, o texto tem como questões centrais a trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos, a construção da autonomia e valorização social do sujeito alfabetizado nessa modalidade de ensino, a atuação do educador neste processo de construção de um novo saber e a necessidade de um novo olhar para o ensino na EJA. Assim, busca-se demonstrar a importância da alfabetização para a construção da autonomia, autoestima, identidade, visão crítica de mundo e ampliação da participação dos sujeitos na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FAEDpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2018Pamela Berte Freitas.pdfArtigo de conclusão de curso de Pâmela Berté Freitas109,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.