Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1703
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Freitas, Pâmela Berté | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-13T21:54:02Z | - |
dc.date.available | 2019-06-13 | - |
dc.date.available | 2019-06-13T21:54:02Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-14 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Pâmela Berté. Alfabetização de jovens e adultos: uma perspectiva de inclusão social. 2018. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1703 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2019-06-13T21:54:02Z No. of bitstreams: 1 PF2018Pamela Berte Freitas.pdf: 111629 bytes, checksum: 623040fe5bd80a41049d4ab15e919de9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-13T21:54:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Pamela Berte Freitas.pdf: 111629 bytes, checksum: 623040fe5bd80a41049d4ab15e919de9 (MD5) Previous issue date: 2018-10-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Alfabetização de jovens e adultos: uma perspectiva de inclusão social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Foschiera, Elisabeth Maria | - |
dc.description.resumo | O presente artigo visa investigar e refletir sobre o papel da alfabetização de jovens e adultos e se o mesmo pode ser considerado um instrumento de inclusão social. Utilizando como metodologia o estudo bibliográfico, o texto tem como questões centrais a trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos, a construção da autonomia e valorização social do sujeito alfabetizado nessa modalidade de ensino, a atuação do educador neste processo de construção de um novo saber e a necessidade de um novo olhar para o ensino na EJA. Assim, busca-se demonstrar a importância da alfabetização para a construção da autonomia, autoestima, identidade, visão crítica de mundo e ampliação da participação dos sujeitos na sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação - FAED | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2018Pamela Berte Freitas.pdf | Artigo de conclusão de curso de Pâmela Berté Freitas | 109,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.