Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1703
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Alfabetização de jovens e adultos: uma perspectiva de inclusão social |
metadata.dc.creator: | Freitas, Pâmela Berté |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Foschiera, Elisabeth Maria |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo visa investigar e refletir sobre o papel da alfabetização de jovens e adultos e se o mesmo pode ser considerado um instrumento de inclusão social. Utilizando como metodologia o estudo bibliográfico, o texto tem como questões centrais a trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos, a construção da autonomia e valorização social do sujeito alfabetizado nessa modalidade de ensino, a atuação do educador neste processo de construção de um novo saber e a necessidade de um novo olhar para o ensino na EJA. Assim, busca-se demonstrar a importância da alfabetização para a construção da autonomia, autoestima, identidade, visão crítica de mundo e ampliação da participação dos sujeitos na sociedade. |
Keywords: | Pedagogia Alfabetização Inclusão social Educação de jovens e adultos |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
metadata.dc.publisher.initials: | UPF |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação - FAED |
Citation: | FREITAS, Pâmela Berté. Alfabetização de jovens e adultos: uma perspectiva de inclusão social. 2018. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1703 |
Issue Date: | 14-Oct-2018 |
Appears in Collections: | FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PF2018Pamela Berte Freitas.pdf | Artigo de conclusão de curso de Pâmela Berté Freitas | 109,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.