Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1704
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A participação e a cidadania das crianças na educação infantil
Autor(es): Marchi, Nadine De
Primeiro Orientador: Farenzena, Rosana Coronetti
Resumo: Esse artigo tem como objetivo compreender como se dão as relações da participação das crianças na prática da educação infantil. Para o propósito refletirá sobre os paradoxos do cotidiano escolar e os conflitos entre adultos e crianças. Por fim, fará a defesa da escola como um espaço para o exercício da cidadania, num contexto em que essa condição está por ser afirmada em grande parte das instituições de educação infantil. O artigo fundamenta, com base nos estudos da criança, a legitimidade da participação infantil nos diversos processos decisivos da vida na escola, especialmente nos cotidianos socializadores e de aprendizagem. Aborda ainda os direitos das crianças no que se refere ao equilíbrio entre o direito de participação e proteção. A escola tem um papel imprescindível na construção da cidadania das crianças, sendo o primeiro espaço que, normalmente, elas frequentam fora da própria família. Considerar a criança como um futuro cidadão é bem diferente que considerar ela como um cidadão no presente, condição que ocupa efetivamente a partir de uma estratégia didática construída coletivamente, por adultos e crianças. Nessa lógica a escola se converte em comunidade educadora, que em nada lembra uma educação centrada no professor, alienada das características e, capacidades das crianças. Quando prevalece uma organização que concentra poder de decisão nos adultos estabelece-se uma carga de tensões entre gerações, o que é explícito em sala de aula, na relação professor e aluno. As crianças precisam ter voz ativa desde a educação infantil, para decidir o que diz respeito a si mesmas. O diálogo (se expressar e ser ouvido), se presente em sala de aula, oportuniza um “compartilhamento do poder”, estruturante da escola democrática.
Palavras-chave: Pedagogia
Cidadania
Educação infantil
Mediação docente
Participação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Educação - FAED
Citação: MARCHI, Nadine De. A participação e a cidadania das crianças na educação infantil. 2018. 13 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1704
Data do documento: 31-Out-2018
Aparece nas coleções:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2018Nadine De Marchi.pdfArtigo de conclusão de curso de Nadine De Marchi118,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.