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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A qualidade do relacionamento e seu impacto na lealdade dos clientes da Rotoplastyc
Autor(es): Santos, Jonas Montana
Primeiro Orientador: Antoni, Verner Luis
Resumo: Este trabalho tem por objetivo avaliar se a qualidade do relacionamento impacta a lealdade dos clientes da Rotoplastyc. Assim sendo, o presente estudo justifica-se pelo fato da constante evolução dos concorrentes da empresa ter aumentado a disputa pelos clientes. Em vista disso, foram abordados os principais conceitos teóricos pertinentes ao comportamento de compra organizacional, relacionamento interorganizacional, qualidade do relacionamento e suas variáveis, bem como a importância da lealdade. Este trabalho representa um estudo quantitativo e descritivo, com o intuito de mensurar a qualidade do relacionamento e seu impacto junto a lealdade dos clientes. Foi elaborado através da aplicação de um questionário, utilizando-se a escala multi-itens, enviado por e-mail a 140 pontos de contato com clientes ativos nos últimos 12 meses na empresa, onde obteve-se 86 questionários respondidos como base para a análise dos dados. Dentre os principais resultados obtidos, inerente a qualidade do relacionamento na lealdade dos clientes, as variáveis que apresentaram a menor média foram o nível de recompra e o comprometimento dos clientes, e a variável de qualidade de relacionamento que mais influencia a lealdade do cliente foi a satisfação. Por isso, a empresa deve trabalhar a satisfação para aumentar a lealdade de seus clientes. Além disso, a adoção de determinadas ações pelos gerentes da Rotoplastyc focadas nas variáveis confiança, comprometimento, satisfação e recompra permitem aprimorar a qualidade do relacionamento e a lealdade dos clientes com a empresa.
Palavras-chave: Administração de empresas
Relacionamento interorganizacional
Qualidade do relacionamento
Lealdade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citação: SANTOS, Jonas Montana. A qualidade do relacionamento e seu impacto na lealdade dos clientes da Rotoplastyc. 2019. 43 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, RS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1729
Data do documento: 25-Jun-2019
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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