Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1788
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A atuação da defensoria pública como meio para assegurar o direito à saúde na Comarca de Soledade, RS
metadata.dc.creator: Cunha, Caroline Bianchi
metadata.dc.contributor.advisor1: Awad, Fahd Medeiros
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a atuação da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, especificamente na Comarca de Soledade, como meio de acesso para garantia do direito à saúde para a população hipossuficiente, pois verifica-se a insuficiência do Poder Público em atender às demandas medicamentosas, ensejando no crescente número de ajuizamento de ações de obrigação de fazer por parte dos indivíduos hipossuficientes. Contudo, indaga-se sobre o procedimento eficaz ou não do Poder Executivo,quando da dispensação pela via administrativa dos medicamentos; sobre as decisões tomadas pelo Poder Judiciário, bem como o desempenho da Defensoria Pública, especificamente na da Comarca de Soledade, RS. Nesta senda, surge o questionamento do trabalho, o qual busca compreender se o Poder Executivo adota todas as medidas necessárias para possibilitar a dispensação dos medicamentos pelas pessoas, inclusive se o Poder Judiciário se mostra eficiente em suas decisões, e se a Defensoria Pública exerce satisfatoriamente sua atuação acerca da judicialização na saúde. Para tanto, fora realizado estudo empírico na Defensoria Pública de Soledade, RS, no tocante às ações medicamentosas ajuizadas no ano de 2018, na Comarca de Soledade, RS, analisando aspectos atinentes aos processos, com vistas a averiguar acerca da problemática exposta. Conclui-se pelo efetivo desempenho da atuação da Defensoria Pública de Soledade, RS, no que diz respeito a assegurar o acesso à saúde aos indivíduos hipossuficientes, e pela insuficiente efetividade dos Poderes Executivo e Judiciário, pois retardam e dificultam, por significativas vezes, o alcance do direito à saúde para a população.
Palabras clave : Defensoria pública
Direito à saúde
Judicialização
Poder executivo
Poder judiciário
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito - FD
Citación : CUNHA, Caroline Bianchi. A atuação da defensoria pública como meio para assegurar o direito à saúde na Comarca de Soledade, RS. 2019. 87 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1788
Fecha de publicación : 2-dic-2019
Aparece en las colecciones: FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2019Caroline Bianchi Cunha.pdfMonografia Caroline Bianchi Cunha1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.